Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Assistência de enfermagem no pós-operatório imediato de transplante cardíaco: relato de experiência

Introdução

O transplante cardíaco é uma modalidade terapêutica que possibilita a reversão de um doença cardíaca refratária a outros tratamentos. Para lidar com o paciente submetido a este tipo de cirurgia é necessário que o enfermeiro seja treinado e adquira o conhecimento especializado. Objetivou-se relatar a experiência de prestação de assistência de enfermagem no pós-operatório imediato de transplante cardíaco.

Material e Método

Tratou-se de um relato de experiência vivenciada por uma enfermeira de uma unidade de terapia intensiva pós-operatória cardíaca de um hospital público de referência em Fortaleza-Ceará.

Resultados

Ao receber o paciente transplantado cardíaco o enfermeiro necessita ter preparado o ambiente para que as intercorrências sejam minimizadas. A equipe de centro cirúrgico repassa as informações pertinentes e a partir de então o enfermeiro realiza a verificação dos sinais vitais e parâmetros hemodinâmicos, balanço hídrico, controle de infusões venosas e da ventilação mecânica, realização de exames laboratoriais e eletrocardiograma, elevação de cabeceira e aquecimento do paciente. Em parceria com o médico, o enfermeiro realiza medidas de estabilização hemodinâmica do paciente, o que inclui o manejo de drogas vasoativas e de sedoanalgesia. Concomitante, o enfermeiro identifica diagnósticos de enfermagem reais e de risco com vistas a elaborar um plano de cuidados individualizado, de acordo com as necessidades do paciente. O cuidado é realizado à beira do leito, continuamente, sobretudo nas primeiras 24 horas de pós-operatório.

Discussão e Conclusões

Conclui-se que a assistência de enfermagem ao paciente transplantado cardíaco no pós-operatório imediato exige habilidade, conhecimento técnico-científico e humanização do cuidado prestado, personalizado às necessidades

Palavras Chave

Enfermagem. Transplante cardíaco. Pós operatório imediato

Área

Pulmão/Coração/Uti/Anestesia

Instituições

Hospital Doutor Carlos Alberto Studart Gomes - Ceará - Brasil, Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil, Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Jênifa Cavalcante dos Santos Santiago, Vera Lúcia Mendes de Paula Pessoa