Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO CONTEÚDO DO AVA SOBRE DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS POR ENFERMEIROS

Introdução

Na enfermagem, o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), por meio da internet, é estratégia importante no processo de ensino-aprendizagem atual e possibilita interatividade e participação ativa dos sujeitos envolvidos, flexibilizando e redefinindo o processo educacional. Portanto, é fundamental que sejam desenvolvidos AVAs coerentes, do ponto de vista pedagógico, capazes de atender aos objetivos propostos. No contexto de uma sociedade inovadora, a doação e transplante de órgãos aparece ainda como tabu e precisa ser explorada pela sociedade e profissionais da saúde. A motivação desta pesquisa resume-se a articular uma temática fundamental com as novas propostas de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a qualidade do conteúdo do AVA sobre doação e transplantes de órgãos.

Material e Método

Trata-se de pesquisa aplicada, com abordagem descritiva-exploratória, visando avaliação da qualidade do conteúdo do AVA. Participaram da pesquisa nove enfermeiras especialistas em transplante.

Resultados

Das avaliadoras, 73,3% avaliaram que os aspectos de pertinência, clareza, aplicabilidade, quantidade e consistência, relacionados ao conteúdo do AVA foram atendidos. Em relação ao aspecto atividades, foram avaliados os critérios de pertinência, clareza, aplicabilidade, quantidade e avaliação educacional, tendo sido avaliados por 63,6% enfermeiras como critérios atendidos.

Discussão e Conclusões

É fundamental que sejam feitas avaliações da qualidade de conteúdo, a fim de que o AVA seja uma ferramenta eficaz na construção do aprendizado dos alunos. A avaliação do conteúdo pelas especialistas em transplante foi fundamental no desenvolvimento do AVA, e possibilitou que fossem feitas alterações, de acordo com as sugestões, tornando o conteúdo mais adequado e direcionado ao público alvo.

Palavras Chave

Avaliação; Transplante de órgãos

Área

Enfermagem

Instituições

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ USP - São Paulo - Brasil

Autores

Ursula Marcondes Westin, Karina Dal Sasso Mendes, João Paulo Victorino, Yolanda Dora MArtinez Évora, Silvia Helena Zem Mascarenhas