Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Doenca vascular do enxerto precoce em transplante cardíaco: papel de anticorpos não HLA?

Introdução

A doença vascular do enxerto (DVE) está entre as principais causas de morte após o primeiro ano de transplante, sendo um fator limitante à sobrevida em longo prazo. Usualmente é uma complicação insidiosa e causa disfunção do enxerto em fase tardia, com incidência na fase precoce sendo rara e estando relacionada à pior prognóstico.

Material e Método

Homem, 49 anos, submetido a transplante cardíaco por diagnóstico de miocardiopatia dilatada idiopática. Não recebeu indução imunossupressora e foi mantido em terapia tríplice com corticosteróide, micofenolato e ciclosporina no pós operatório. Durante internação, tratou infecção por citomegalovírus com ganciclovir. Recebeu alta em bom estado geral, com função biventricular normal e última biópsia endomiocárdica (BEM) 1R. Manteve seguimento ambulatorial por dois meses, sendo admitido na emergência com insuficiência cardíaca descompensada devido a rejeição aguda do enxerto (FEVE=38% e BEM 3R /pAMR1H+).

Resultados

Recebeu metilprednisolona e timoglobulina, foi trocado ciclosporina por tacrolimus e realizou sessões de plasmaférese, além de suporte inotrópico e mecânico. Durante internação em UTI apresentou evolução desfavorável após quadro infeccioso e evoluiu a óbito com 10 dias de internação. À necropsia, apresentava melhora da rejeição celular comparativamente à BEM, porém com achado de intensa DVE e fibrose miocárdica difusa. PRA negativo,disponível após o óbito.

Discussão e Conclusões

O achado de vasculopatia intensa tão precocemente foi surpreendente e pode ter colaborado para a disfunção do enxerto e má evolução. Considerando o PRA negativo, é possível que anticorpos não HLA tenham contribuído para rejeição. O papel destes na rejeição mediada por anticorpos merece atenção especial, principalmente diante da suspeita clínica e ausência de anticorpos HLA doadores específicos.

Palavras Chave

HLA

Área

Pulmão/Coração/Uti/Anestesia

Instituições

INCOR - São Paulo - Brasil

Autores

Caio Ribeiro Alves Andrade, Luis Paulo de Miranda Araújo Soares, Suellen Rodrigues Rangel Siqueira , Sandrigo Mangini, Fabiana Goulart Marcondes-Braga, Fernando Bacal, Hélcio Rodrigues, Paulo Sampaio Gutierrez, Fernanda Scussel, Ligia Lopes Balsalobre Trevizan, Thiago Fogliati Piccirillo, Mauricio Gonczy Bastos