Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

O APERFEIÇOAMENTO DA LOGÍSTICA COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA NA QUALIDADE E EFICIENCIA DO PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO DE RINS PARA TRANSPLANTE, NO PARANÁ NO ANO DE 2016 E 1º TRIMESTRE DE 2017 EM COMPARAÇÃO AOS ANOS DE 2013 E 2014

Introdução

A logística é um importante instrumento no processo de transplante de órgãos, sendo responsável pelo transporte em condições corretas de armazenamento provisório, manejo e conservação do órgão, objetivando não exceder o tempo de isquemia, mantendo-o em condições adequadas para a realização do transplante, dentre outros instrumentos de trabalho do sistema. Estudos demonstram que os problemas logísticos são responsáveis por 5% a 10% das causas de não efetivação de doação, sendo que o sistema logístico pode ser um dos pontos fundamentais para bons resultados na realização de transplantes. Objetivou-se verificar a efetividade do aprimoramento da logística da CET/PR em relação à distribuição dos rins no Estado.

Material e Método

Estudo quantitativo, analítico e retrospectivo, sendo avaliados 457 processos de rins distribuídos para transplante no ano de 2016 e 1º trimestre de 2017, em comparação a 526 registros nos anos de 2013 e 2014, observando o intervalo de tempo entre o clampeamento e a entrega do órgão no centro transplantador.

Resultados

Verificou-se que o intervalo de tempo médio entre a retirada e a entrega do órgão para transplante é de 14h16min, sendo que 60% dos rins são entregues com tempo entre 9h a 13h. No período anterior, 2013/2014, o tempo médio era de 18h.

Discussão e Conclusões

Conclui-se que o aperfeiçoamento do processo logístico reduziu consideravelmente o tempo de intervalo entre a captação do rim e a entrega do mesmo no centro transplantador para transplante. Apesar disso, não se pode afirmar que tal redução interfere diretamente no resultado do transplante, entretanto, trata-se de um importante instrumento para melhoria na qualidade e eficiência do processo de distribuição, podendo representar melhores resultados nos transplantes.

Palavras Chave

Logística. Aprimoramento. Intervalo de Tempo. Transplante de Rins.

Área

Rim

Instituições

CENTRAL ESTADUAL DE TRANSPLANTES DO PARANÁ - Paraná - Brasil

Autores

FERNANDA FUZER FREDERICO JUNGES, ALTAIR VON STEIN JUNIOR, DAGMAR CORREA DA SILVA BAIL, ARLENE TEREZINHA CAGOL GARCIA BADOCH