Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

A conscientização da população sobre a doação e transplante de órgãos e a importância da educação permanente neste contexto

Introdução

Pensando em índice de doação/transplante, é importante entender que para aumentar o número de doação, além da superação do medo que os profissionais enfrentam é indispensável aumentar as atividades educativas junto à população sobre os assuntos, no intuito de conscientizá-los da importância desse processo. Há que se levar em consideração, de que a conscientização pode eliminar ou diminuir a falta de confiança que a população tem na conduta ética dos profissionais envolvidos na doação de órgãos. No entanto, para isso, o profissional enfermeiro necessita estar preparado técnico-cientificamente para que possa desenvolver tais atividades. Objetivo: Identificar o conhecimento dos alunos de enfermagem sobre as estratégias de conscientização da população, referente à temática doação e transplante de órgãos.

Material e Método

Utilizou-se da pesquisa-ação para identificar a falta de conhecimento sobre a temática e elaborar ação educativa. Levantamento de temas geradores, codificação/descodificação e desvelamento crítico. Aplicou-se, o questionário com 21 alunos, após aprovação do comitê de ética.

Resultados

A temática é trabalhada de forma incipiente durante sua formação, dificultando seu desempenho na elaboração de estratégias que possam conscientizar a população. Pois, na perspectiva dos participantes, a falta de conscientização da população, interfere de forma negativa no índice de doação de órgãos. Sendo indispensável atuar na perspectiva da Educação Permanente em Saúde.

Discussão e Conclusões

Investir no preparo educativo dos profissionais de enfermagem, durante sua formação, na perspectiva da Educação Permanente em Saúde, visando uma postura dialógica e horizontalizada na conscientização da população sobre atemática.

Palavras Chave

Educação em Transplante, Estudantes Enfermagem

Área

Enfermagem

Instituições

ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO - São Paulo - Brasil

Autores

Elton Carlos de Almeida, Carlos Alexandre Curylofo Corsi, Marcelo José dos Santos, Edvaldo Leal de Morais, Maria Cristina Komatsu Braga Massarollo, Luis Manuel Blanco Donoso, Eva Garrosa Hernandez, Bernardo Moreno Jiménez, Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera, Sônia Maria Villela Bueno