Dados do Trabalho


Título

Transplante Renal: Implementação de evidências na aderência imunossupressora.

Introdução

Estudos mostram que a taxa de não aderência (NA) em transplante renal (TxR) ainda é significativa, sendo a mais elevada comparada a outros transplantes. O objetivo do estudo é avaliar a conformidade da prática com os critérios baseados em evidências em relação às intervenções desenvolvidas para melhorar a aderência imunossupressora de adultos no pós TxR.

Material e Método

Trata-se de um estudo de implementação de evidências científicas na prática clínica seguindo o modelo de saúde do Instituto Joanna Briggs, no qual é desenvolvido por: realização de auditoria de base para a identificação da prática assistencial; intervenção com implementação de evidências e auditoria de seguimento para identificar o modo de assistir. O tópico a ser auditado foi: “TxR em pacientes adultos: intervenções para melhorar a adesão à medicação”, que possui 8 critérios a serem avaliados como conformes ou não de acordo com a prática clínica. O cenário foi ambulatório de TxR de uma cidade mineira. A população foi pacientes transplantados renais com no mínimo 30 dias de pós-operatório; e profissionais de saúde que atuam no pós TxR.

Resultados

Auditoria de base realizada, demonstrando que 4 dos critérios estão em não conformidade com as evidências. Os mesmos estão relacionados ao conhecimento dos profissionais; ao envolvimento dos pacientes em estratégias para superar barreiras que interferem na NA; às orientações de regimes terapêuticos específicos aos pacientes e a prescrição dos imunossupressores de acordo com a rotina do paciente.

Discussão e Conclusões

Necessidade de implementar atividades que promovam melhoria nas conformidades da prática clínica com as evidências científicas, consequentemente promoção de intervenções para melhorar as taxas de NA.

Palavras Chave

Transplante Renal. Adesão á medicação. Prática baseada em evidências. Enfermagem.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pós-operatório

Instituições

Hospital Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil, Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil, Universidade Federal de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil

Autores

Caroline Silva Campos, Kelli Borges dos Santos, Kamille Vidon Bastos, Gustavo Fernandes Ferreira, Vilanice Alves de Araújo Püschel