Dados do Trabalho


Título

Fatores preditivos do tempo de espera para Transplante no Estado de São Paulo. Análise de um grande Registro Nacional com 54.000 pacientes.

Introdução

O tempo de espera em lista para transplante com doador falecido não é conhecido. O objetivo foi realizar uma análise dos fatores relacionados a maior chance de transplante através da análise robusta de um grande banco de dados.

Material e Método

Realizamos uma análise do Banco de Dados da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo no período de Fev/2001 a Julho/2018. O Banco de Dados é preenchido pelo centro transplantador no momento da inscrição e atualizado periodicamente com mudanças de status (óbito, transplante, remoção de lista dentre outros). Utilizou-se o software R versão 3.4.2 para as análises estatísticas.

Resultados

No período analisado foram avaliados 54.055 casos sendo retirados da análise os transplantes com doador vivo e os pacientes priorizados totalizando 48.207 casos. No total 28,5% dos casos foram transplantados. A percentagem de transplantes foi maior nas Regionais do interior (Ribeirão e UNICAMP) comparadas as regionais da Capital (UNIFESP e USP) sendo respectivamente: 39%; 36%; 27% e 22%. A percentagem de transplantes também foi menor no tipo de sangue O, no paciente com maior idade e maior painel. A análise de tempo até o transplante realizada por curva de sobrevida de Cox confirmou a maior taxa de transplantes nas regionais do interior e mostrou maior taxa de transplante nos tipos de sangue A e AB. A presença de HLA DR mais frequentes também aumentou a chance de transplante e a presença de homozigose em DR diminui a chance.

Discussão e Conclusões

Com base na análise de Registro pode-se estimar as variáveis que aumentam o tempo de espera para transplante com doador falecido e avaliar as características que influenciam a probabilidade de transplante.

Palavras Chave

tempo de espera em lista, transplante renal doador falecido, análise preditiva

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

HC UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

Juliana Feiman Sapiertein Silva, Marcelo Miranda Perosa, Gustavo Fernandes Ferreira, Marizete Peixoto Medeiros, Soraia Ribeiro Neto, Mariana Moraes Contti, Mariana Farina Valiatti, Hong Si Nga, Guilherme Palhares Aversa Santos, Illan Feiman Halpern, Luis Gustavo Modelli de Andrade