Dados do Trabalho


Título

Um Convite À Filosofia

Introdução

A Engenharia de Tecidos se apresenta como uma alternativa da Medicina Moderna à carência de órgãos necessários para transplantes, por meio da produção de órgãos compostos por biomateriais. Apesar do sucesso promissor, há obstáculos que a impedem de ser uma real solução para a emblemática acerca do Transplante de Órgãos.

Material e Método

Foi utilizado o método de pesquisa descritiva com o propósito de apontar as novas possibilidades abertas pelo avanço tecnológico, focando nas preocupações da Ética. Partindo de uma revisão bibliográfica composta pelos principais autores e pensadores da área, examina-se como evitar a exploração dos receptores do tecido. O estudo tem caráter essencialmente qualitativo, com ênfase na observação e análise dos levantamentos de toda a pesquisa bibliográfica já feita.

Resultados

A Engenharia de Tecidos encontra obstáculos que a impedem de ser uma real solução para a emblemática acerca do Transplante de Órgãos. Tal terapia tem se deparado com a complexidade dos procedimentos e a análise de riscos e benefícios. Por isso, é fundamental que esses estudos assumam um debate de caráter multidisciplinar, incluindo diferentes visões.

Discussão e Conclusões

É vital assumir que a Engenharia de Tecidos requer o diálogo interdisciplinar, ou seja, incluir como interlocutores também os filósofos, os juristas, os sociólogos e, sobretudo, os cidadãos. Nessa lógica, se a pesquisa está ligada à Saúde, ela estará, consequentemente, objetivando beneficiar o cidadão, que, por sua vez, tem o direito de participar dos destinos da sociedade. Esse é o convite que a Engenharia de Tecidos faz à Filosofia.

Palavras Chave

Tecnologia. Transplantes. Engenharia de tecidos. Ética

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Alocação

Instituições

PUCRS - Tocantins - Brasil

Autores

Nathália Fritsch Camargo, gabriel ferreira da silva