Dados do Trabalho


Título

O impacto do teste de apneia em potenciais doadores em Rondônia

Introdução

A resolução do CFM nº 2.173/2017 destaca que para o diagnóstico de morte encefálica são necessários pré-requisitos como o teste de apneia. Atualmente, este teste em pacientes hipercápnicos crônicos tem constituído um desafio para a efetivação de um doador. O objetivo do estudo é analisar o impacto da não realização do teste de apneia em potenciais doadores com retenção crônica de O2 para o serviço de transplantes da região.

Material e Método

Trata-se de uma pesquisa observacional, quantitativa, realizada na Central Estadual de Transplantes (CET) de Rondônia. Verificaram-se oito prontuários de pacientes, com protocolo de morte encefálica não finalizados do ano 2018. Variáveis: sexo, idade, diagnóstico, tempo de internação e realização ou não do teste de apneia.

Resultados

Mediante uma análise estatística a maioria era do sexo masculino 62,5% (N=5), média de idade de 38 anos ± 12,36, vítimas de acidente vascular cerebral hemorrágico 37,5% (N=3) e com média de 22,4 dias de internação ± 29,6. Verificou-se que 37,5% (N=3) destes potenciais doadores não conseguiram realizar o teste de apneia. Entre eles, 66,7% (n=2) não atingiram parâmetros adequados na gasometria para a realização do teste o que implica a não finalização dos protocolos. Em 2018, em Rondônia, 93 notificações de potenciais doadores foram realizadas e 19 foram afastados por ME não confirmada. Sendo assim, a não realização do teste de apneia representa 15,8% deste total.

Discussão e Conclusões

No presente estudo, a perda de potenciais doadores em razão de pneumopatias crônicas impactou negativamente a doação de órgãos, uma vez que os avaliados apresentam baixa média de idade (38 anos) e portanto poderiam ser doadores de critério padrão.

Palavras Chave

Potenciais doadores; Pacientes hipercápnicos; Teste de apneia.

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - Rondônia - Brasil

Autores

Graziele Silva de Melo, Vanessa Dantas de Andrade, Marcelo Regis Lima Corrêa, Jhonata Raimundo Martins Rodrigues, Juliana Alves de Sousa Barros, Bruno Charliton Gallina Brito, Erika Fernanda Fernandes da Silva, Edcleia Gonçalves dos Santos, Alessandro Prudente