Dados do Trabalho


Título

Rejeição de transplante de córnea em Rondônia

Introdução

O transplante de córnea é o principal método para reabilitação visual que atende com sucesso a maioria das causas de cegueira corneal. Este sucesso se deve ao fato de ser um órgão isento de vasos sanguíneos e linfáticos e por ter baixa expressão de antígenos de histocompatibilidade (MHC) tipo I e II. Fatores como a qualidade do tecido do doador e dos cuidados no pós-operatório são responsáveis pela eficácia ou não do transplante. Este estudo analisa a taxa de reoperação em pacientes submetidos a transplantes ópticos entre os anos de 2014 e 2018 para identificar a principal causa da falência do transplante óptico no estado de Rondônia.

Material e Método

Estudo observacional, descritivo, retrospectivo de registros de pacientes transplantados cadastrados no serviço de transplante de córnea do estado de Rondônia (2014-2018).

Resultados

O presente estudo mostra uma taxa total de retransplante de 10,38% (32/308) dos transplantes ópticos realizados. A idade média dos pacientes que foram retransplantados é de 52,8 anos, sendo os extremos 19 e 76 anos. As principais indicações para a reoperação foram: falência primária do enxerto 10 (31,3%), falência secundária do enxerto 17 (50%), ceratopatia bolhosa 7 (21,9%), leucoma 5 (15,6%), ceratite intersticial 2 (6,3%), anomalias corneanas congênitas 1 (3,1%) e úlcera de córnea sem resposta ao tratamento 1(3,1%).

Discussão e Conclusões

Verifica-se que a taxa de reoperados é pequena em relação a outros estados brasileiros como São Paulo e Goiás, que apresentam cerca de 17% de falências, porém torna-se superior quando comparado à estudos feitos nos Estados Unidos que apontam uma taxa de 6%. Torna-se necessário novo estudo para conhecer os fatores passíveis de monitoramento para prevenção da rejeição da córnea pós-transplante.

Palavras Chave

Rejeição de enxerto; Ceratoplastia; Reoperação.

Área

TECIDOS - Córnea

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - Rondônia - Brasil

Autores

Juliana Alves de Sousa Barros, Jhonata Raimundo Martins Rodrigues, Bruno Charliton Gallina Brito, Marcelo Regis Lima Corrêa, Vanessa Dantas de Andrade, Graziele Silva de Melo, Ariadne Fabiola Ortega de Araújo, Rodrigo Pascoal Azevedo, Alessandro Prudente