Dados do Trabalho


Título

Transplante de fígado no estado do Rio de Janeiro: análise retrospectiva do período 2013-2017

Introdução

O presente estudo teve como objetivo analisar o perfil da demanda, a utilização e os resultados do Programa de Transplante de Fígado no estado do Rio de Janeiro.

Material e Método

Foram analisados 1258 prontuários dos pacientes adultos inscritos em lista para o transplante de fígado por doador cadáver no período de janeiro de 2013 até dezembro de 2017, com observação até dezembro de 2018. Elegeu-se variáveis sociodemográficas, clínicas e de logística captação-transplante. Foram utilizadas análises univariada, bivariada e multivariada (regressão logística e análise de sobrevida por regressão de Cox)

Resultados

O perfil dos pacientes em lista é composto em sua maioria por homens brancos, de meia idade, moradores da capital, com hepatopatia moderada a grave de causa viral. Entre aqueles pacientes que estão em lista, o sexo masculino, a gravidade da doença hepática, o tipo sanguíneo ABO, o centro de transplante vinculado e a presença de hepatocarcinoma ou hemodiálise influenciam a chance de obtenção do fígado para transplante. Entre os pacientes submetidos ao transplante de fígado, o MELD médio encontrado foi 24,4 com tempo de isquemia fria média de 6,9 horas nos transplantes, cuja sobrevida após um ano foi de 78,6% no período analisado. A idade >65 anos, MELD >30, hemodiálise, isquemia fria >8 horas e cor de pele não branca foram preditivos de óbito após o transplante. Quanto maior o volume de transplantes, melhor o desempenho do programa ao longo do tempo, reduzindo taxas de perda do enxerto e de mortalidade.

Discussão e Conclusões

Variáveis clínicas, sociodemográficas, de logística de captação-transplante e centro transplantador influenciaram o acesso, a adequação do cuidado e os resultados do transplante de fígado.

Palavras Chave

Transplante de Fígado; Listas de Espera; Equidade em Saúde; Avaliação de Resultados (Cuidados de Saúde)

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ/ ENSP - Rio de Janeiro - Brasil, Hospital Adventista Silvestre - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Victor Senna Diniz, Mônica Silva Martins, Jose Marcus Raso Eulálio, Gabriel Teixeira Mello Pereira, Rodrigo Alves Sarlo, Eduardo Souza Martins Fernandes, Leandro Moreira Savattone Pimentel, Camilla Cesar, Ronaldo Oliveira Andrade, Camila Liberato Girão, Tarik Soares Suleiman, Felipe Pedreira Tavares Mello