Dados do Trabalho


Título

VARIÁVEIS CLÍNICAS E TEMPO DE ISQUEMIA FRIA DOS PACIENTES TRANSPLANTADOS RENAIS

Introdução

Avaliar os pacientes transplantados renal no período pós-operatório, no sentido de pesquisar o tipo de doador, solução de preservação utilizada, características do receptor, doença que levou a doença renal crônica entre outras variáveis, certamente contribuirá para o corpo de conhecimento dos enfermeiros que atuam com pacientes críticos e demais profissionais, como também servirá de subsídio para futuras pesquisas na área.
Com base no que foi exposto o objetivo da pesquisa foi descrever o tempo de isquemia fria para implante do enxerto renal com as características clínicas dos pacientes após o transplante.

Material e Método

Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo, com abordagem quantitativa. Realizado na unidade de transplante renal de um hospital público em Fortaleza. A população foi constituída por 38 prontuários de pacientes transplantados no ano de 2016. A coleta de dados foi realizada em janeiro de 2017. O estudo teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com parecer de número 070705/14.

Resultados

Teve predomínio receptores do sexo masculino com 57,9%. O tempo de isquemia fria para o implante renal nos intervalos de 22 a 25 horas foi de 42,1% dos casos analisados.
O índice da creatina sérica dos pacientes maior que 1,9mg/dl na primeira semana foi predominante com 65,8% dos casos. Em relação a dialise após o transplante, 68,5% dos pacientes avaliados não necessitaram de dialise.

Discussão e Conclusões

Após avaliar o tempo de isquemia fria para implante do enxerto renal relacionando com as características clínicas dos pacientes após o transplante foi percebido predominância de pacientes do sexo masculino, entre 18 e 53 anos, pesando entre 68 a 83 quilos. Em relação ao tempo de isquemia fria, o maior índice foi entre 22 a 25 horas representando 42,1%.

Palavras Chave

Enfermagem
Rim
Isquemia
Transplante Renal

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA - Ceará - Brasil

Autores

Aglauvanir Soares Barbosa, Juliana Maria Costa de Mesquita, DEIVIS ROGÉRIO MIRKAI, RITA MONICA BORGES STUDART, ANA CARINE GOERSCH SILVA, RENATA MOURA DE QUEIROZ, AMELINE LEMOS BÔTO, SUSANA BEATRIZ DE SOUZA PENA