Dados do Trabalho


Título

DISTRIBUIÇÃO NACIONAL DE CORAÇÃO: CAUSAS DOS ESCAPES OCORRIDOS ENTRE O ACEITE E O IMPLANTE

Introdução

O Sistema Nacional de Transplantes iniciou o ano de 2018 com 58 equipes de coração habilitadas e 276 potenciais receptores inscritos (ativos) em lista de espera. O aceite de uma oferta de coração não é a garantia da concretização do transplante. Neste contexto, este trabalho objetiva identificar as causas dos escapes ocorridos entre o aceite do órgão e seu implante.

Material e Método

Os dados foram coletados dos prontuários de doadores de coração ofertados à Central Nacional de Transplantes e considerados aptos à distribuição. O estudo é retrospectivo, tendo como recorte temporal o ano de 2018. A análise dos resultados foi feita em planilha de Excel e os resultados apresentados em pôster.

Resultados

No ano de 2018 foram ofertados 393 doadores viáveis de coração para a CNT. Destes, 92 foram aceitos pelas equipes de transplantes, sendo que em 65 (70,6 %) o implante foi concretizado. Em relação aos 27 (29,3%) transplantes não efetivados, as principais causas de escape foram: 11 (40,7%) devido às condições do órgão, 10 (37%) devido à logística de transporte, em 06 (22,2%) devido às condições do doador, desistência da família, falta de exames e parada cardíaca.

Discussão e Conclusões

Os dados mostram que 29,3% dos corações ofertados à CNT e aceitos pelas equipes não foram utilizados em transplantes, a maioria por condições relativas às condições do próprio enxerto durante a captação. Considerando a escassez deste órgão para transplantes, novos indicadores de avaliação dos enxertos podem ser desenvolvidos visando reduzir os escapes encontrados entre o aceite e o implante. Os escapes relacionados à logística de transportes pode levar à reflexão sobre a necessidade de repensar os critérios de distribuição nacional do órgão, especialmente quanto à regionalização da distribuição.

Palavras Chave

Transplante, coração, distribuição nacional, escape.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Alocação

Instituições

MINISTÉRIO DA SAÚDE - Distrito Federal - Brasil

Autores

ALESSANDRA BRAZ, PAULA RENATA FRANÇA OLIVEIRA, EDUARDO CARNEIRO RESENDE, MILENA ALMEIDA MAGALHÃES, PATRICIA GONÇALVES FREIRE