Dados do Trabalho


Título

TRANSPLANTE DE FIGADO PARA TRATAMENTO DE LESÃO DE VIA BILIAR APÓS COLECISTECTOMIA

Introdução

A lesão da via biliar durante a colecistectomia é uma complicação grave, acarretando alta morbidade e até mesmo mortalidade. Manejo adequado pode resolver a maioria dos casos. No entanto, alguns pacientes podem evoluir para cirrose biliar secundária e necessidade de transplante hepático (TH).

Material e Método

Trata-se de um estudo retrospectivo de um único centro. Dos 1662 TH realizados, 10 (0,60%) foram secundários a lesões iatrogênicas das vias biliares após colecistectomias ( 80% via laparotomia e 20% por laparoscopia).

Resultados

Nove dos dez pacientes eram mulheres. O tempo medio entre a colecistectomia e inclusão em lista de espera de TH foi de 139,9 meses. O tempo médio para realização do TH foi de 222 dias. Os pacientes foram submetidos a uma média de 3,5 cirurgias e procedimentos antes do transplante. Durante o TH, a reconstrução biliar foi realizada com hepaticojejunostomia em Y-de-Roux em 9 casos (90%). O tempo operatório médio foi de 447,2 minutos e a media de transfusão de concentrados de hemácias foi de 3,4 unidades por paciente. Mortalidade no primeiro mês foi de 30%.

Discussão e Conclusões

A lesão da via biliar é uma das complicações mais graves da colecistectomia. O manejo inicial correto é essencial e requer planejamento cuidadoso, idealmente com uma equipe multidisciplinar com experiência em cirurgia hepatobiliar. Comumente, os TH nestes casos tem uma complexidade técnica maior, devido a múltiplas cirurgias abdominais prévias associadas a hipertensão portal e risco importante de hemorragia e coagulopatia. Esses fatos refletem a mortalidade hospitalar elevada nessa série de casos.

Palavras Chave

CIRROSE BILIAR SECUNDARIA, LESAO VIA BILIAR

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA - Ceará - Brasil

Autores

JOSE FRANCISCO REGO E SILVA FILHO, GUSTAVO REGO COELHO, JOSE ALBERTO DIAS LEITE FILHO, MARCOS AURELIO PESSOA BARROS, DENISSA FERREIRA GOMES MESQUITA, RAMON RAWACHE BARBOSA MOREIRA DE LIMA, MADALENA MARIA SILVA COUTINHO, AMAURY DE CASTRO SILVA FILHO, JOAO BATISTA MARINHO VASCONCELOS, JOSE HUYGENS PARENTE GARCIA