Dados do Trabalho


Título

Tratamento do hiperparatireoidismo persistente grave após transplante renal: experiência de centro único.

Introdução

O hiperparatireoidismo persistente está associado com aumento na incidência de eventos cardiovasculares, fraturas e morte. As opções terapêuticas atualmente disponíveis são a paratireoidectomia (PTX) e a terapia com o agente calcimimético cinalcalcete.

Material e Método

Estudo retrospectivo de centro único incluindo receptores adultos de transplante renal que desenvolveram hipercalcemia secundária a hiperparatireoidismo persistente. Critérios para tratamento: PTH elevado com cálcio sérico > 11 mg/dl em qualquer tempo após o transplante ou cálcio sérico persistentemente > 10,2 mg/dl um ano após o transplante renal. Pacientes tratados com cinacalcete (n = 46) foram comparados com pacientes tratados com PTX (n = 30). O período de acompanhamento foi de 1 ano. Foram analisados dados demográficos e laboratoriais. No grupo cinacalcete também foram analisados a ocorrência de rejeição e a tolerância ao medicamento

Resultados

A PTX controlou a calcemia mais rapidamente, teve níveis de fósforo significantemente maiores e normalizou o PTH em 30 dias. O cinacalcete, apesar de controlar o cálcio e o fósforo em longo prazo, não normalizou os níveis de PTH. A proporção de pacientes que permaneceu com PTH acima da faixa da normalidade foi 95% no grupo cinacalcete e 22% no grupo PTX. Pacientes tratados com cinacalcete apresentaram melhor função renal. Hipoparatireoidismo persistente ocorreu em 56% do grupo PTX. Interrupção de tratamento com cinacalcete foi de 6%.

Discussão e Conclusões

O tratamento cirúrgico foi superior ao cinacalcete para correção dos distúrbios metabólicos do hiperparatireoidismo; entretanto, esteve associado com pior função do enxerto renal no longo prazo. O cinacalcete se mostrou uma droga segura e bem tolerada neste grupo de pacientes.

Palavras Chave

transplante renal, hiperparatireoidismo, paratireoidectomia, cinacalcete,

Área

RIM - Complicações

Instituições

LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO EM TRANSPLANTE- PROGRAMA DE TRANSPLANTE RENAL- FCM/HC UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

GABRIEL GIOLLO RIVELLI, MARCELO LOPES DE LIMA, MARILDA MAZZALI