Dados do Trabalho


Título

TRANSPLANTE RENAL DE IRMÃOS HLA IDÊNTICOS COM RINS DE UM MESMO DOADOR: RELATO DE CASO

Introdução

O transplante renal é a terapia de escolha para os pacientes com DRC em estágio terminal, no que se refere à sobrevida dos pacientes e à sua qualidade de vida.

Material e Método

Trata-se relato de caso realizado a partir de informações obtidas nos prontuários e aprovado pelo comitê de ética da instituição.

Resultados

Irmãos HLA idênticos do sexo masculino, com diagnóstico de DRC dialítica relacionada ao DM2, eram acompanhados pelo serviço de transplante renal de um serviço de referência em Fortaleza-CE quando receberam ambos os rins de um único doador no mesmo dia. O doador se tratava de uma mulher de 49 anos com o diagnóstico de AVC hemorrágico. O paciente que recebeu o rim esquerdo foi o do irmão de 52 anos e o órgão teve um tempo de isquemia fria de 19 horas e 57 minutos. Durante internação evolui com boa diurese, queda progressiva da creatinina, porém com glicemias elevadas persistentes, recebendo alta hospital no nono dia de pós-operatório. O paciente que recebeu o rim direito tinha 58 anos e teve uma isquemia fria de 23 horas e 33 minutos. Após o transplante apresentou função retardada do enxerto, necessitando de duas sessões de hemodiálise e recebeu alta no 18º dia de pós-operatório. Ambos os pacientes apresentaram infecção assintomática por CMV no pós-transplante tardio.

Discussão e Conclusões

Mesmo recebendo órgãos de um mesmo doador, as complicações apresentadas no pós-transplante foram diferentes, a ocorrência da função retardada do enxerto renal pode estar relacionada ao maior tempo de isquemia observado no indivíduo que recebeu o rim direito e essa complicação está relacionada ao aumento do período de internação hospitalar. Ambos os pacientes desenvolveram a infecção por CMV que é uma das principais complicações após o transplante renal.

Palavras Chave

Transplante renal; HLA;

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Hospital Universitário Walter Cantídio/ Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Camila Mororó Fernandes, Janaína Maria Maia Freire, Neyara Lima Fernandes, Hanna Gadelha Silva, Francisca Isabelle da Silva e Sousa, Tyciane Maria Vieira Moreira, Lívia Torres Medeiros, Emiliana Holanda Pedrosa, Maria Helena Barbosa de Andrade, Rosiane Araújo Pereira, Janaína de Vasconcelos Medeiros