Dados do Trabalho


Título

APLICATIVO PARA SMARTPHONE COMO FERRAMENTA NO AUXÍLIO AO DIAGNÓSTICO DE MORTE ENCEFÁLICA

Introdução

A falha na identificação de pacientes em morte encefálica (ME) pelas equipes assistenciais e as dificuldades na realização do protocolo legal para esse diagnóstico ainda são causas importantes de perda de órgãos no nosso país. O decreto nº 9175 de outubro de 2017 e a resolução do Conselho Federal de Medicina 2173 / 2017 de dezembro de 2017, modificaram os critérios necessários para o diagnóstico de ME no Brasil, eliminando a obrigatoriedade de um neurologista no processo, mas exigindo o treinamento das equipes médicas envolvidas. Frente a essas mudanças, a divulgação desse novo conhecimento de forma rápida e facilmente acessível parece fundamental para auxiliar no processo, evitando a subnotificação de ME e aumentando o número de doações.

Material e Método

Desenvolvimento de um aplicativo com instruções didáticas sobre morte encefálica e com orientações de todos os passos para o diagnóstico atualizado de acordo com as leis vigentes em nosso país e disponível para baixar gratuitamente em smartphones das diversas plataformas.

Resultados

A previsão de lançamento do aplicativo “Diagnóstico de Morte Encefálica” é durante o Congresso Brasileiro de Transplantes 2019 e tem como objetivo colaborar para o aumento das doações efetivas.

Discussão e Conclusões

Apesar de termos estados brasileiros com taxas de notificação de morte encefálica a níveis espanhóis, a maioria apresenta números muito abaixo. No Brasil, a enorme extensão territorial e a desigualdade de condições nos diversos serviços de saúde nos exige uma ferramenta de amplo alcance para difundir um conhecimento específico. O aplicativo “Diagnóstico de Morte Encefálica” promete facilitar o acesso a esta informação para todos os médicos e demais profissionais de saúde.

Palavras Chave

Doação de órgãos; morte encefálica; transplante.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Japão Dröse Pereira, João Pedro Abreu da Silva, Kelen Patrícia Mayer Machado, Simone Lysakowski, Fernanda Paiva Bonow