Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Caroli e o Impacto do Transplante de Órgãos.

Introdução

A síndrome de Caroli, descrita pela primeira vez em 1958, é uma doença autossômica recessiva que causa a dilatação congênita das vias biliares. Diante da rareza e agressividade dessa síndrome, o estudo apresenta um relato da repercussão da enfermidade na vida da paciente, tendo em vista um resgate da visão holística acerca das doenças crônicas e o Transplante de Órgãos.

Material e Método

Realizou-se o relato do caso, juntamente com uma revisão da literatura.

Resultados

Paciente C.T., 34 anos, feminino. História da doença de Caroli, dor contínua, tratada com opioides desde os 7 anos e uso de analgésicos desde então, procurou atendimento em virtude de dor muito intensa no abdômen superior nos últimos 20 dias exacerbada em relação à habitual. Apresentava náuseas, vômitos, distensão abdominal, estufamento e emagrecimento. Paciente passou por procedimentos cirúrgicos no fígado desde os 7 anos. Avaliação psiquiátrica indica adição à opioides. Realizou-se avaliação por especialista, e foi indicado transplante de fígado. Após transplante, houve dificuldade no manejo dos analgésicos, porém, com a boa evolução clínica, o quadro de dor gradativamente diminuiu, e o entendimento da paciente em relação às circunstâncias se transformou, possibilitando melhoras em relação à adição.

Discussão e Conclusões

Associadas à doença, decorrem as limitações, as perdas de função, as dores físicas e, sobretudo, a emocional. Dentro do quadro de uma doença crônica e pouco conhecida, emergem os prejuízos múltiplos à qualidade de vida e os sintomas mentais, como a adição. O desenvolvimento de patologia dolorosa acarreta várias comorbidades psicopatológicas, sendo o estresse decisivo no desenrolar de uma diversidade de situações clínicas. O transplante de órgão, por sua vez, gerou um impacto crucial no enfrentamento da situação.

Palavras Chave

Dor; caroli; transplantes.

Área

FÍGADO - Complicações

Instituições

Hospital Dom Vicente Scherer - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

nathália fritsch camargo, júlia cachafeiro réquia, carolina dos santos bartholomay, gabriela dos santos marinho, larissa lemos karsburg, amanda acauan de aquino, caio seiti mestre okabayashi, daniela dos reis carazai, laura motta bellan, samantha brum leite, daniela dos santos boeira, alex luiz gomes da rocha, carina lucia tarcitano carneiro, fabricio dhiemison oliveira dos santos, clotilde druck garcia