Dados do Trabalho


Título

Transplante renal com anticorpos anti-HLA pré-formados: achados histológicos precoces e desfechos clínicos

Introdução

Fibrose do enxerto renal resulta de diferentes estímulos, como isquemia e reperfusão, nefrotoxicidade e lesões imuno-mediadas. Identificação precoce destes mediadores é importante na prevenção da progressão da lesão, com impacto na função e sobrevida tardias do enxerto. Objetivo: Avaliar a correlação entre intensidade e especificidade de anticorpos anti-HLA pré-transplante e achados histológicos precoces em biópsia do enxerto; identificar fatores de risco ou marcadores de disfunção renal.

Material e Método

Coorte retrospectiva de receptores de transplante renal com anticorpos anti-HLA pré-transplante submetidos a biópsia de enxerto nos dois primeiros anos após o transplante, divididos em dois grupos de acordo com a especificidade dos anticorpos anti-HLA: inespecíficos (não-DSA, n=29 ) e específicos (DSA+, n=16), com análise das alterações histológicas, função renal e proteinúria.

Resultados

As características gerais foram semelhantes, exceto pela maior dose de timoglobulina no grupo DSA + (p <0,05). O grupo não-DSA apresentou maiores escores de glomeruloesclerose, inflamação intersticial (i) e fibrose intersticial (ci) (p<0,05) e maior incidência de rejeição celular aguda (RCA). Não houve diferença significativa na incidência de rejeição mediada por anticorpos (RMA), na função renal ou proteinúria durante o seguimento.

Discussão e Conclusões

A diferença na intensidade de inflamação e fibrose intersticiais pode ser resultado da maior incidência de RCA e nefropatia por poliomavírus no grupo não-DSA. Doses mais altas de timoglobulina também reduziriam a inflamação da lesão de isquemia/reperfusão no grupo DSA+. O período de acompanhamento de 2 anos pode ter sido insuficiente para detecção de alterações histológicas, em função renal e em proteinúria a longo prazo.

Palavras Chave

antígenos HLA, rejeição, fibrose, isquemia reperfusão

Área

RIM - Rejeição Aguda

Instituições

Laboratório de Imunologia Translacional- FCM Unicamp - São Paulo - Brasil, Laboratório de Investigação em Transplante- Programa de Transplante Renal- HC/FCM Unicamp - São Paulo - Brasil

Autores

MARCOS VINICIUS SOUSA, RICARDO LIMA ZOLLNER, MARILDA MAZZALI