Dados do Trabalho


Título

Fatores de risco associados à recusa familiar para doação de órgãos em UTIs participantes do ensaio clínico randomizado DONORS

Introdução

Recusa familiar é a principal causa de não doação de órgãos no Brasil. Contudo, seus determinantes e fatores associados não estão esclarecidos. Nosso objetivo é avaliar fatores inerentes ao paciente ou à entrevista para doação de órgãos, associados à recusa.

Material e Método

Análise interina dos dados de entrevista familiar coletados no ensaio clínico randomizado (ECR) DONORS, não relacionado à intervenção. O ECR DONORS avalia efetividade de um checklist para manejo de potenciais doadores em UTI. A taxa de recusa foi obtida sobre o número de potenciais doadores com entrevistas familiares realizadas. O entrevistador registrou os dados em formulário padrão. Utilizamos modelo GEE para avaliar fatores associados à recusa familiar (significativo se p < 0,05).

Resultados

Avaliamos 774 entrevistas entre jun/17 e ago/18 em 60 hospitais. A taxa de recusa foi de 35,5%. Em modelo de análise multivariável foram associados à recusa: lesão não-traumática (RR 1,3; IC95% 1,0-1,8) versus traumática; tempo entre 1º exame clínico e decisão da família (RR 1,03; IC95% 1,00-1,05; para cada 12 horas de prolongamento). Não associados à recusa: sexo ou idade do paciente; profissional que conduziu a entrevista (médico, enfermeiro ou outro); experiência do profissional; n° de entrevistados ou entrevistadores; local da entrevista.

Discussão e Conclusões

Lesão não-traumática e tempo entre 1º exame clínico e decisão familiar foram fatores de risco para recusa. Ambos fatores com estreita relação com a permanência hospitalar. Cada 12 horas de prolongamento no tempo até a decisão familiar aumentou em 3% o risco de recusa, reforçando que agilidade no processo diagnóstico e logística da doação de órgãos para transplante são determinantes na decisão da família.

Palavras Chave

recusa familiar, doação de órgãos

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Hospital Moinhos de Vento - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Glauco Adrieno Westphal, Natalia Elis Giordani, Sabrina Souza da Silva, Cátia Moreira Guterres, Itiana Cardoso Madalena, Adriane Isabel Rohden, Luiza Vitelo Andriguetto, Bruna dos Passos Gimenes, Gabriela Rech, Regis Goulart Rosa, Caroline Cabral Robinson, Maicon Falavigna