Dados do Trabalho


Título

Uso de tacrolimus tópico 0,02% e prevenção de rejeição de transplante de córnea de baixo risco

Introdução

A rejeição de transplante de córnea é uma reação imune contra a córnea doadora, sendo relatada como a principal causa de falência das ceratoplastias. Vários autores recomendam o uso crônico de corticóide no pós operatório. Entretanto, o uso a longo prazo de corticosteróides requer acompanhamento contínuo e mais frequente devido o risco de aumento de pressão intra-ocular e catarata. O tacrolimus é um inibidor da calcineurina e um potente inibidor da ativação e sinalização de células T. Acredita-se que desempenha um papel fundamental na rejeição do enxerto de córnea. Dessa forma, é importante avaliar opções terapêuticas que possam diminuir essa taxa de rejeição de transplante de córnea.

Material e Método

Estudo caso-controle realizado no ambulatório de Oftalmologia do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas. O período de recrutamento dos casos (pacientes fizeram uso do colírio tacrolimus 0,02% aquoso) se estendeu de julho de 2017 a junho de 2018. Após revisão de todos os prontuários dos pacientes que foram submetidos a transplante de córnea de baixo risco durante o período de julho de 2015 a junho de 2017 foram obtidos os controles (pacientes que fizeram uso do colírio acetato de prednisolona 1%).

Resultados

26 pacientes (13 olhos no grupo casos e 13 olhos no grupo controle) foram incluídos no estudo. A demografia e as indicações para a ceratoplastia penetrante foram semelhantes entre os grupos. Houve um episódio de rejeição em ambos os grupos (7,69%).

Discussão e Conclusões

No estudo do Yamazoe, é relatado que o Tacrolimus tem menos efeitos colaterais. Os resultados preliminares deste estudo sugerem que a substituição de corticoterapia em baixa dose por tacrolimus 0,02% tópico parece ter eficácia semelhante. Novos ensaios clínicos são necessários.

Palavras Chave

transplante de córnea; rejeição de enxerto; tacrolimus

Área

TECIDOS - Córnea

Instituições

Unicamp - São Paulo - Brasil

Autores

Danielle Kamiji Kamiji, Rosane Silvestre Castro, Carlos Eduardo Leite Arieta, Keila Miriam Monteiro Carvalho