Dados do Trabalho


Título

Estado nutricional no pós-operatório de pacientes submetidos a transplante hepático e sua relação com o desfecho clínico: resultados preliminares

Introdução

Devido à grande repercussão das funções do fígado no metabolismo, as doenças hepáticas contribuem para importantes alterações no estado nutricional (EN). Desse modo, o transplante deste órgão é frequentemente precedido e procedido por um EN fragilizado, o que dificulta a recuperação cirúrgica e contribui para complicações clínicas. É de extrema importância entender as relações do EN com o sucesso da recuperação dos pacientes transplantados, a fim de propiciar o embasamento de estratégias que minimizem a piora do quadro nutricional e, consequentemente, maximizem a melhora do quadro clínico.

Material e Método

Estudo retrospectivo, com coleta de dados feita a partir dos prontuários de 28 pacientes submetidos a transplante hepático no Hospital de Clínicas da Unicamp. A amostra foi composta por adultos dos sexos feminino (8) e masculino (20), com doenças hepáticas de diversas etiologias. Foram coletadas informações antropométricas e exames bioquímicos nos momentos de alta hospitalar e 30 dias após o transplante.

Resultados

Até o momento viu-se que, na alta hospitalar, 78,6% dos pacientes se encontravam fora da faixa adequada de IMC; 96,4% possuíam valores inadequados de albumina e 80,8% de proteína total; e 70,4% tinham valores inadequados de AST e ALT. 30 dias após o procedimento cirúrgico, 57,1% encontravam-se em IMC inadequado; 72,5% com valores de albumina e 84,6% de proteína total inadequados; 31,6% e 36,8% com valores inadequados de AST e ALT, respectivamente.

Discussão e Conclusões

Foi possível ver a diminuição do índice de inadequação da função hepática 30 dias após o transplante, entretanto, a melhora do estado nutricional segue em ritmo mais lento. Evoluções mais rápidas e concretas do EN surtiriam melhores efeitos na recuperação clínica dos pacientes.

Palavras Chave

estado nutricional, pós transplante hepático, evolução clínica

Área

MULTIDISCIPLINAR - Nutrição

Instituições

UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

Natália Maria Faganelo Lima Medina, Camila Petrosino Costa, Áurea Maria Oliveira Silva, Elaine Cristina Ataíde, Ilka Fátima Santana Boin, Letícia Martins Ignácio-Souza