Dados do Trabalho


Título

Educação em saúde para a eficácia no processo do transplante hepático

Introdução

O transplante hepático é um dos procedimentos mais complexos, sendo assim, transplantar não é apenas operar. É um conjunto de medidas, associadas a conhecimentos teóricos, técnicas inovadoras, aliadas ao cuidado biopsicossocial do paciente e da sua família, onde destaca-se a importância do enfermeiro educador.

Material e Método

Estudo descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvido a partir da construção de abordagens educativas periódicas à pacientes em fila de espera para TXH no Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini.

Resultados

As orientações dada aos pacientes e familiares, de forma clara, objetiva e simples mostrou-se fundamental para que houvesse uma diminuição significativa na ansiedade e no medo daqueles que estavam em fila de espera para o TXH. Orientações básicas como esclarecimento das patologias acometidas, a fila única para o transplante e os critérios de gravidade para a seleção do receptor, algo simples, porém com grande importância para aqueles leigos e que o enfermeiro educador deve repassar para seus pacientes, tornando-se fundamental para o processo.

Discussão e Conclusões

Considerado um dos hospitais com o maior número de pacientes em fila, foi desenvolvido um manual do processo do TXH, mostrando-se capaz de sanar as dúvidas, juntamente com as orientações do enfermeiro. O enfermeiro educador tem um papel fundamental no processo de TXH, associado a necessidade da compreensão da importância por parte do paciente e de sua família para alcançar o sucesso da terapêutica.

Palavras Chave

Enfermagem; Transplante; Educação em saúde

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pré-operatório

Instituições

Hospital de Transplante Euryclides de Jesus Zerbini - São Paulo - Brasil

Autores

Thais Guglielminetti Ferrari , Maria da Paz Amorim , Denise Santos Kadooka, Deyvid Fernando Mattei Silva