Dados do Trabalho


Título

PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ENFERMAGEM SOBRE TRANSPLANTE HEPÁTICO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Introdução

O papel do enfermeiro na equipe de transplante é relevante em todas as fases, desde a integração dos pacientes ao serviço e a inclusão na lista de espera, até os cuidados de alta complexidade do período transoperatório e sua reabilitação. Apesar da relevância da assistência de enfermagem ao paciente no perioperatório de transplante, este tema ainda é pouco explorado nos estudos científicos. Assim, tem-se como objetivo caracterizar a produção científica da enfermagem sobre transplante de fígado.

Material e Método

Foi realizado um estudo bibliométrico, nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Base de dados de Enfermagem (BDENF), sendo identificados 335 artigos, dos quais 37 atenderam aos critérios de inclusão.

Resultados

Os resultados apontaram que 15 (40%) foram publicados na base LILACS; 14 (38%) na base MEDLINE e 8 (22%) na BDENF; 16 (43,24%) tiveram idioma original português, e 21 (56,76%) língua inglesa. Quanto ao tipo de estudo, identificou-se 15 estudos descritivos (40,54%), quatorze qualitativos (37,84%), seis exploratórios (16,22%), seis quantitativos (16,22%), cinco prospectivos (13,51%), cinco revisões (13,51%) e quatro retrospectivos (10,81%). As principais categorias temáticas foram: consultas e intervenções de enfermagem no pré-transplante, assistência de enfermagem no pós-transplante, estilo de gestão e manejo familiar para o transplante, competências e experiência do enfermeiro no ambulatório.

Discussão e Conclusões

Os estudos desenvolvidos por profissionais que prestam assistência aos pacientes nas diferentes fases do processo de transplante hepático apontam que as intervenções de enfermagem refletem positivamente no processo saúde-doença dessas pessoas.

Palavras Chave

Transplante; Enfermagem; Base de Dados

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

UFC - Ceará - Brasil

Autores

Kádja Nara Vasconcelos Freire, Naiana Pacífico Alves, Clebia Azevedo de Lima, Maria Isis Freire de Aguiar