Dados do Trabalho


Título

Rejeição celular aguda mediada por células T (RAMCT): uma não relatada causa de Síndrome Hemofagocítica (SH) pós-transplante renal (PTR).

Introdução

A SH é uma enfermidade inflamatória sistêmica, incomumente diagnosticada no PTR, estando associada a infecções não controladas e/ou condições inflamatórias. A maior série de no PTR foi reportada Karras et al. em 2004 [1]; dos 4.230 pacientes transplantados renais, a SH foi diagnosticada em 17 casos, uma prevalência estimada de 0,4%. A leucopenia é um dos sinais mais frequentes; para tanto, o emprego do Estimulador de Colônias de Granulócitos-Filgrastim (ECG-F) tem sido uma opção inicial, tanto pelo custo quanto pela praticidade.

Material e Método

Na análise dos últimos 10 anos, dos 2.233 transplantes renais (TR), foram diagnosticados 11 casos de SH, uma prevalência estimada no período de 0,49%. O tempo médio PTR para o diagnóstico foi de 18±14 meses PTR. Diversos foram os fatores deflagradores: Bacteriana em 36,4% dos casos, Tuberculose em 27,2%, Viral em 9,1%, Protozoário em 9,1%, Fúngica em 9,1%, no entanto, em 1 único caso (9,1%) uma causa Imunológica, ainda não relatada, foi diagnosticada, após afastadas causas infecciosas, a RAMCT, C4d -.

Resultados

Paciente feminina, 51 anos, doador falecido, hipersensibilizada (PRA CI=84% e CII=77%), tendo com 2 anos e 21 dias PTR diagnosticado SH, com leucopenia severa, sem resposta ao ECG-F por 7 dias, porém, com resposta imediata após IVIG. Antecedendo 20 dias ao diagnóstico de SH apresentou diagnóstico de RAMCT, e, após afastada outras causas, a SH foi relacionada a RAMCT.

Discussão e Conclusões

Os principais desencadeadores de SH são infecções não controladas. Reportamos uma outra causa, ainda não documentada, de SH secundária a um estado inflamatório por imunoativação no enxerto renal, caracterizado por uma RAMCT.
* - Granulokine 1200mcg - R$962,7 versus Imunoglobulin 5 grs / 1F - 535,26 para paciente de 60 kg = 24 F = R$12.846,24

Palavras Chave

rejeição aguda, sindrome hemofagocitica, tx rim

Área

RIM - Complicações

Instituições

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Antônio Abel Portela Neto, Francisco Barbosa Lima Neto, Elias David Neto, Flavio Jota de Paula