Dados do Trabalho


Título

Transplante Hepático para Hepatocarcinoma: o Uso de Dispositivos de Recuperação Intra-Operatória de Sangue é Seguro?

Introdução

Os dispositivos de recuperação intra-operatória (DRIS) (Cell Saver(R) e outros) possibilitam que o sangue perdido pelo paciente seja reinfundido nele mesmo. Os DRIS são frequentemente utilizados em cirurgias de grande porte, acarretando uma diminuição da necessidade de uso de transfusões sanguíneas. A segurança do uso desses dispositivos em pacientes oncológicos tem sido questionada. O objetivo do presente estudo é avaliar o uso dos DRIS no transplante hepático (TXH) em pacientes com carcinoma hepatocelular (CHC).

Material e Método

Todos os pacientes adultos submetidos a um primeiro TXH para CHC em um único centro no período 2002 a 2018 foram incluídos. Os pacientes em que foram utilizados os DRIS foram comparados aos pacientes nos quais esses dispositivos não foram utilizados. A sobrevida foi calculada através do Método de Kaplan-Meier, e a comparação entre os dois grupos foi realizada através do teste Log-Rank (um valor de p < 0,05 foi considerado estatisticamente significativo).

Resultados

Um total de 155 pacientes foram incluídos neste estudo. Em 121 pacientes, os DRIS foram utilizados no transoperatório, e em 34 pacientes esses dispositivos não foram necessários, devido a uma perda sanguínea de menor monta. Para o grupo DRIS sobrevida em 1, 3 e 5 anos foi 84.8%, 76.9% e 68.2% vs. 85.3%, 71.5% e 67.5% para o grupo controle (p=0.82). Pacientes que não utilizaram o DRIS e nem receberam transfusão sanguínea não apresentaram melhor sobrevida do que os demais (p=0.48). Transfusão não esteve associada à piora na sobrevida (p=0.55).

Discussão e Conclusões

A utilização dos DRIS parece ser uma alternativa segura no TXH por CHC.

Palavras Chave

Transplante Hepático; Transplante de Fígado; Carcinoma Hepatocelular; Dispositivos de Recuperação Intra-Operatória de Sangue; Cell Saver (R)

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Marcelo A. Pinto, Tomaz J. M. Grezzana Filho, Aljamir D. Chedid, Ian Leipnitz, Bruno B. Lopes, João E. Prediger, Angelo Z. D. Giampaoli, Sofia Zahler, Ricardo V. Schramm, Cleber R. P. Kruel, Marcio F. Chedid