Dados do Trabalho


Título

Transplante hepático em gestante portadora do vírus da imunodeficiência humana com Insuficiência hepática aguda grave em Pernambuco

Introdução

A insuficiência hepatite aguda grave com indicação de transplante é condição de alta mortalidade sem o procedimento cirúrgico. O transplante em gestante e/ou portadores de HIV é condição ainda sem literatura extensa.

Material e Método

Estudo retrospectivo, qualitativo, onde foram resgatados dados em prontuário da paciente.

Resultados

Mulher, 28 anos, em uso de Tenofovir/Lamivudina/Efavirenz para tratamento de HIV, gestante com 15 semanas de idade gestacional, admitida no IMIP com quadro de icterícia progressiva e elevação significativa de transaminases. Equipe de hepatologia em conjunto com infectologia optou por modificação do efavirenz pelo dolutegravir pelo perfil de maior segurança hepática. Investigação laboratorial extensiva e de imagem sem conclusão etiológica. No decorrer dos dias houve piora nas provas de função hepática, surgimento de encefalopatia, entrou dentro dos critérios do Kings College e, em reunião multidisciplinar, optou-se pela inscrição em lista de transplante Após 2 dias em lista, foi submetida ao transplante, procedimento sem intercorrências. No pós operatório imediato houve óbito fetal, a paciente intercorreu com infecções nosocomiais, mas paciente recebeu alta e manteve estabilidade clínica até os dias atuais, cerca de 1 ano após o transplante. Explante sugestivo de autoimunidade.

Discussão e Conclusões

Essa caso ilustra uma situação peculiar de uma portadora de HIV, gestante, evoluindo com insuficiência hepática aguda grave. Na literatura avaliada, raros casos semelhantes encontrados, porém com desfechos desfavoráveis. O transplante de fígado foi medida pioneira em condições semelhantes, porém medida necessária para sobrevivência da paciente. O acompanhamento rigoroso, integrado e multidisciplinar da equipe foi fator determinante para o êxito do caso.

Palavras Chave

Transplante na gestação. Hepatopatia no HIV.

Área

FÍGADO - Complicações

Instituições

IMIP - Pernambuco - Brasil

Autores

TIBERIO BATISTA DE MEDEIROS, CLÁUDIO MOURA LACERDA, OLIVAL CIRINO LUCENA, LUCAS RAFAEL DE CASTRO CAHETÉ, WALDENIO SOARES DA SILVA JÚNIOR, HÉLADE SOUTO MAIOR FREITAS, REBECCA DANTAS THORP, CAROLINA FONSECA REIS DE SOUZA, PEDRO FALCÃO DE MELO CAVALCANTI, FORTUNATO JOSÉ CARDOSO AMARAL NETO