Dados do Trabalho


Título

EFETIVIDADE DE ESCORES PARA O DIAGNOSTICO PRECOCE DE LESAO INTESTINAL NO TRAUMA CONTUSO

Objetivo

Este trabalho visa testar a efetividade dos principais escores diagnósticos de lesão intestinal no trauma contuso, quando aplicados em um centro de trauma de alto volume do Brasil.

Método

De modo retrospectivo e observacional, foram aplicados três diferentes escores para auxílio diagnóstico e definição de conduta cirúrgica ou conservadora no trauma contuso: Z Score, Score BIPS e BBMI Novel Score em pacientes com lesões intestinais identificadas em laparotomia exploratória, devido a trauma contuso isolado, no período de 4 anos (de 01/09/2015 até 01/09/2019) no Hospital do Trabalhador de Curitiba. Os escores incluem critérios clínicos, laboratoriais e de imagem. Foram considerados ACERTOS quando o escore prediria conduta cirúrgica para o paciente e ERRO quando o escore não indicaria conduta cirúrgica para o paciente. Foram incluídos no estudo pacientes estáveis hemodinâmicamente à chegada, vítimas de qualquer mecanismo contuso, e excluídos os pacientes com qualquer mecanismo penetrante toraco-abdominal, bem como pacientes que não apresentavam os exames necessários para inclusão no cálculo dos três escores.

Resultados

Foram incluídos 39 pacientes, com lesão intestinal identificada à laparotomia exploratória por trauma contuso. O principal mecanismo de trauma foram acidentes de trânsito. Em relação a exames laboratoriais, na gasometria arterial de chegada a média de pH foi de 7,29, e a média de Base Excess de -7,22 mEq/L. Quanto ao hemograma, a média de leucócitos alcançada foi 15,73x103/μL. A cerca do lactato, a média aferida foi de 3,93 mmol/L dentre os pacientes. Em referência aos resultados desvelados pela tomografia computadorizada, foi detectada a presença de líquido livre em 61,6 % dos participantes. Exceto líquido livre, o principal sinal de lesão intestinal observado foi o de borramento de gordura de mesentério em 25,6% dos pacientes. Por fim, quando aplicados os escores na amostra estudada, foram observados 2 acertos, 37 erros e sensibilidade de 5% (em comparação com os 96,7% de sensibilidade originais) com a utilização do Z Score. Com o Score BIPS: 21 acertos, 18 erros e sensibilidade de 53% (em comparação com os 85,7% de sensibilidade originais). Com o BBMI Novel Score 15 acertos, 24 erros e sensibilidade de 36% (em comparação com os 96% de sensibilidade originais).

Conclusões

Conclui-se a partir do estudo que o BIPS Score é o de maior efetividade dentre os escores hoje utilizados para a detecção de lesão intestinal no paciente vítima de trauma contuso estável hemodinâmicamente. Também é possível deduzir que os escores têm uma sensibilidade na vida real muito inferior a aquela apresentada em condições controladas.

Palavras Chave

Laparotomia; Lesão intestinal; Trauma contuso; Z Score; BIPS Score; BBMI Novel Score

Área

TRAUMA

Instituições

Hospital do Trabalhador - Paraná - Brasil

Autores

Beatriz Silva Lemes, João Gabriel Silva Lemes, Lucas Mansano Sarquis, Lucas Aurélio Fonseca Favero, Fábio Henrique De carvalho