Dados do Trabalho


Título

USO DE PNEUMOPERITONIO PROGRESSIVO PRE-OPERATORIO (PPP) NA CORREÇAO DE HERNIA INGUINOESCROTAL GIGANTE COM PERDA DE DOMICILIO - RELATO DE CASO

Introdução

Hérnias inguinais gigantes são aquelas que ultrapassam o ponto médio da coxa, representando um grande desafio para sua correção cirúrgica. A depender do volume e do conteúdo, o tratamento pode elevar a pressão intra-abdominal (PIA), causando complicações respiratórias e síndrome compartimental abdominal (SCA). O pneumoperitôneo progressivo pré-operatório (PPP) pode ser indicado no manejo das hérnias com grande perda de domicílio (PD), aumentando o volume da cavidade abdominal (VCA), restabelecendo a PIA e a função diafragmática, além de diminuir complicações perioperatórias.

Relato de Caso

J.D.O, masculino, 42 anos, IMC 38 kg/m2, admitido no serviço de parede abdominal do Hospital Geral Ernesto Simões com hérnia ínguino-escrotal gigante à direita. Tomografia computadorizada (TC) evidenciou defeito de 6 cm, contendo cólon direito e todo o delgado. O volume de saco herniário (VSH) com 9.012 ml, o VCA de 7862,4 ml e relação de volumes de 114%. Conforme protocolo de serviço, foi submetido ao PPP com insuflação diária de 2000 ml de ar ambiente por 14 dias. TC controle, no D14, evidenciou aumento do VCA em 99,98% (15.722ml). Submetido, então, à correção pela técnica de Lichtenstein, após redução de todo conteúdo herniado e omentectomia, sem intercorrências. Recebeu alta no 3º DPO, sem complicações imediatas.

Discussão

Não existe um consenso sobre como e quanto de gás deve ser usado no PPP. Para os casos com perda de domicilio > 20%, existe um alto risco de SCA e necessidade de viscerorredução quando se submete ao tratamento direto. Além de ser um método seguro, com baixa morbi-mortalidade, pode-se obter um aumento médio do VCA em 49%. Renard, et al, mostrou redução completa do conteúdo herniário e fechamento primário em 94% de 45 casos submetidos ao PPP com ar ambiente. A média de aumento da cavidade abdominal foi de 53%, com mortalidade de 2%, enquanto que Bueno-Lledó, et al, obteve até 15% de morbidade, sendo apenas 2% graves. Sabbagh, et al, mostraram aumento de 48% do VCA e melhora significativa dos parâmetros espirométricos pós PPP. Não existe consenso sobre a melhor técnica no tratamento das hérnias inguino-escrotais gigantes. Este trabalho mostra a eficiência do PPP no tratamento de hérnias com perda de domicílio, apesar de não haver consenso sobre sua realização, além da melhor abordagem usada nas hérnias inguino-escrotais gigantes, conforme dados da literatura.


Palavras Chave

Hérnia Gigante
Pneumoperitonio Progressivo Pré-operatório

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Hospital Geral Ernesto Simões Filho - Bahia - Brasil

Autores

Carlos André Balthazar da Silveira, Noel Charlles Ribeiro Nunes dos Santos, Victor Rivera Duran Barretto, Matheus Campos Ribeiro de Souza, Leonardo Araujo Carneiro Cunha, Luiz Vianna, André Luiz Canário de Santana, Douglas Mateus Pereira Jorge