Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO COMPARATIVA DA RESPOSTA INFLAMATORIA DE FIOS ABSORVIVEIS: ESTUDO EXPERIMENTAL EM RATOS

Objetivo

Avaliar comparativamente a resposta inflamatória de fios absorvíveis em suturas aponeuróticas.

Método

Ratos foram divididos em 4 grupos, de acordo com os fios a serem pesquisados - Catgut®, CatCromo®, Vicryl® e Monocryl® - e submetidos à laparotomia com sutura contínua da aponeurose. Após o sacrifício e coleta de amostras nos dias 7, 14 e 21, a análise histopatológica avaliou a o infiltrado de neutrófilos, a presença de gigantócitos, o infiltrado de linfócitos, a presença de fibrose e calcificação distrófica; classificando-os em leve, moderado e intenso. Os dados foram agrupados e comparados estatisticamente.

Resultados

Somados os resultados das avaliações nos tempos propostos, foram comparados por Anova One Way, haja visto, ser a variável, paramétrica. A respeito do infiltrado inflamatório, não houve diferença significante (p=0,81). O valor de p para a presença de gigantócitos foi 0,20, confirmando a igualdade entre os grupos. Avaliado o infiltrado de linfócitos, o valor de p foi 0,96, que não confirmou diferença entre os grupos. Não houve achado de fibrose em nenhum dos grupos estudados e a calcificação distrófica foi encontrada raramente e não representou significância (p=0,59).

Conclusões

Avaliados os 21 primeiros dias após sutura aponeurótica com os fios absorvíveis estudados, não houve diferença estatisticamente significante quanto à resposta inflamatória.

Palavras Chave

resposta inflamatória, fios absorvíveis, estudo experimental em ratos

Área

EXPERIMENTAL

Instituições

Universidade de Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil

Autores

Julia Posses Gentil, Isadora Ferreira Oliveira, Luiza Gabriela Zain, Fernando Von Jelita Salinas, Marina Muller Reis Weber, Laize Cristina Santos, Giana Bachega Badiale, Vinicius Magalhães Rodrigues Silva