Dados do Trabalho


Título

GASTROPLASTIA EM PACIENTE COM HERNIA INCISIONAL GIGANTE: ASPECTOS E DIFICULDADES TECNICAS

Introdução

A cirurgia bariátrica pode ser uma ponte para perda de peso em pacientes obesos com hérnia incisional gigante. Apesar de ser uma estratégia para perda de peso previa à hernioplastia, demostramos as dificuldades técnicas de se realizar cirurgia bariátrica (gastrectomia vertical) em paciente com hérnia incisional gigante em parede anterior de abdômen , com perda de domicílio.

Relato de Caso

paciente do sexo feminino, 58 anos de idade com antecedente cirúrgico de laparotomia exploradora por obstrução gástrica por bolo de áscaris na infância e colecistcectomia, que apresentava hérnia incisional gigante.
Apresentava IMC 49,5 kg/m², em programação de cirurgia bariátrica para a tentativa de perda de peso e posterior abordagem da hérnia incisional.
Os portais foram passados em posição alternativa devido ao deslocamento causado pela hérnia volumosa. A paciente evoluiu sem intercorrências no pós operatório e apresenta perda muito satisfatória de peso para posterior correção da hérnia incisional.

Discussão

A gastrectomia vertical é factível, porém alguns ajustes técnicos se fazem necessários para a realização do procedimento

Palavras Chave

gastrectomia vertical
cirurgia da obesidade
hérnia incisional volumosa

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE

Instituições

santa casa sp - São Paulo - Brasil

Autores

elias jirjoss ilias, wilson rodrigues freitas jr, luiz vicente berti, osvaldo antonio prado castro, carlos albero malheiros, paulo kassab