Dados do Trabalho


Título

PNEUMOPERITONIO PROGRESSIVO PRE-OPERATORIO E SEPARAÇAO DE COMPONENTES – DUAS TECNICAS ASSOCIADAS NO TRATAMENTO DE HERNIA VENTRAL COMPLEXA COM PERDA DE DOMICILIO

Introdução

A incidência de hérnias complexas com perda de domicílio (PD) tem aumentado e o tratamento desses casos pode exigir técnicas auxiliares além da cirurgia. A técnica de pneumoperitônio progressivo pré-operatório (PPP) foi descrita por Goni Moreno, em 1947, e passou a ser utilizada como técnica auxiliar no tratamento de hérnias abdominais com perda de domicílio, na tentativa de melhorar o alto índice de complicações. O princípio fisiológico consiste em um aumento progressivo do volume da cavidade abdominal (VCA) devido à insuflação intermitente de ar na cavidade peritoneal. Este estudo tem como objetivo relatar os resultados do pneumoperitônio pré-operatório progressivo nesse caso e o impacto nas dimensões da parede e nas relações entre os volumes (RV), além da aplicação da técnica de separação de componentes posterior.

Relato de Caso

MMS, 56 anos, feminino, IMC: 34.7, Diabetes Mellitus Tipo II, hipertensa e asmática, admitida no serviço de parede abdominal com hérnia incisional recidivada com perda de domicílio. Tomografia de Abdome evidenciava defeito de 6,5 cm, volume do saco herniário de 2276,7 cm3, volume da cavidade abdominal de 5.202 cm3 e relação dos volumes de 43,7%, calculados pelo método de Tanaka, et al. Seguindo o protocolo do serviço, foi indicado o pneumoperitônio progressivo pré-operatório pois havia PD e RV > 25%. Foi programado 2000 ml/dia de ar ambiente em duas doses, por até 14 dias, de acordo com tolerância do paciente. Neste caso, foi feito por 13 dias e média diária de 1666,66 ml. Tomografia de controle mostrou aumento em 133,8% do volume da cavidade abdominal e redução de todo conteúdo herniado. No dia seguinte, foi submetida a reconstrução da parede com técnica de separação de componentes posterior (TSCP) e abdominoplastia sem intercorrências. A paciente obteve alta no 3 dia pós-operatório, tempo de permanência hospitalar de 18 dias. Apresentou seroma com resolução em 1 mês.

Discussão

A PD é uma condição na qual é criado um “segundo abdômen” dentro do saco herniário. Este conteúdo não retorna à cavidade, e cursa com redução do retorno venoso e diminuição da pressão intra-abdominal. A sua redução cirúrgica abrupta pode ocasionar complicações, como a síndrome compartimental abdominal e insuficiência respiratória. Estudos mostram que PD com RV > 20% estão mais associados a estes desfechos e o principal objetivo do PPP se configura aumento progressivo do VCA com melhor adaptação pulmonar. Tanto o PPP como a TSCP são métodos que aumentam o VCA, e têm sido utilizados com resultados satisfatórios e baixos índices de recorrência. Estudos recentes mostram aumento médio do VCA de 2.021 cm3 com morbidade pós-operatória de 37%, sendo as principais o enfisema subcutâneo e a dispneia, porém com baixa mortalidade. A necessidade de reoperação atinge uma média de 12 -15,8% dos pacientes. O tratamento da hérnia complexa com PD exige uso técnicas mais agressivas e possui maior morbi-mortalidade, porém não há consenso sobre a sua melhor utilização .

Palavras Chave

Separação de componentes
Hérnia
Perda de domicílio

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bahia - Brasil

Autores

Carlos André Balthazar da Silveira, Victor Rivera Duran Barretto, Leonardo Araújo Carneiro Cunha, Luiz Vianna