Dados do Trabalho


Título

HERNIA DE RICHTER DO COLON TRANSVERSO

Introdução

Em 1778, August Gottlob Richter descreveu uma hérnia caracterizada pela presença de uma porção da parede antimesentérica do intestino no saco herniário, podendo estar encarcerada ou estrangulada. A descrição posterior de hérnias de diferentes segmentos de intestino delgado e intestino grosso, consolidou o epônimo da hérnia de Richter. Esse tipo de hérnia representa 5-15% de todas as hérnias estranguladas e ocorre principalmente associadas a hérnias femorais.

Relato de Caso

Paciente masculino, 57 anos, procurou o pronto-socorro com queixa de abaulamento umbilical há 2 dias, associado a dor local e náuseas com vômitos. História prévia de diabetes, hipertensão arterial e obesidade. Ao exame físico, apresentava abdome globoso com dor intensa e sinais flogísticos na cicatriz umbilical, sem sinais de peritonite. Realizada tomografia computadorizada que constatou segmento de cólon transverso herniado pela cicatriz umbilical. Indicado tratamento cirúrgico durante o qual se identificiou herniação do cólon transverso pela cicatriz umbilical, sem sinais de isquemia do cólon. Optado pelo reparo com tela de polipropileno de alto peso. Paciente teve alta no 3º pós-operatório, sem complicações.

Discussão

A hérnia de Richter é incomum, com maior incidência em mulheres idosas. O anel femoral é a região mais acometida, com cerca de 71-88% dos casos, seguido pela região inguinal 23-24% e parede abdominal 4-6%. A porção terminal do íleo é a região mais encontrada como conteúdo do saco herniário, todavia qualquer porção do trato gastrointestinal pode apresentar-se encarcerada. A herniação do cólon é pouco descrita na literatura atual. O tratamento cirúrgico se impõe a fim de constatar e reparar precocemente possíveis complicações do seguimento intestinal herniado, tais como necrose e perfuração, podendo ser acompanhadas de peritonite ou abscesso subcutâneo.

Palavras Chave

Hérnia de Richter; abdome agudo obstrutivo

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Universidade de Santo Amaro - São Paulo - Brasil

Autores

Eric Shigueo Boninsenha Kunizaki, Thales Felipe dos Santos Pereira, Carla Micaele de Freitas, Isabella Magnago Batista, Bernardo Mazzini Ketzer, Osvaldo Antonio Prado Castro, Karoline Hluchan, Renan Brigante Athayde