Dados do Trabalho


Título

TORACOTOMIA DE REANIMAÇAO EM TRAUMA TORACICO CONTUSO– RELATO DE CASO

Introdução

O trauma torácico continua sendo uma das causas de morte no politraumatizado, podendo levar a parada cardiorrespiratória. A toracotomia de reanimação é um procedimento extremo realizado na sala de emergência e possui o objetivo de realizar massagem cardíaca direta, clampeamento da aorta descendente, alívio do tamponamento cardíaco, tratamento da embolia gasosa. A indicação no trauma torácico contuso ainda é controversa. Métodos: Este trabalho foi elaborado através de pesquisas minuciosas em artigos científicos adquiridos em bases de dados como PUBMED, SCIENCE DIRECT, SCIELO e LILACS, além de literatura bibliográfica.

Relato de Caso

D.P, 51 anos, vítima de colisão motocicleta x auto, chega à sala de emergência com trauma torácico contuso. Paciente evolui com parada cardiorrespiratória, iniciada manobras de RCP e então, indicada toracotomia de reanimação, quando foi identificada ruptura diafragmática.

Discussão

A Toracotomia tem melhores resultados no trauma torácico penetrante em relação ao contuso e pacientes que chegam com vida tem mais chances de sobrevida em relação aos pacientes que já chegam em parada cardiorrespiratória. É um procedimento que deve ser criterioso, pois possui altos custos para o SUS e tem riscos para a equipe que realiza.

Palavras Chave

Palavras-chave: Trauma Torácico Contuso. Toracotomia de reanimação. Laceração diafragmática.

Área

TRAUMA

Instituições

PUC-SP - São Paulo - Brasil

Autores

JOSE MAURO DA SILVA RODRIGUES, CAROLINA UTSUNOMIYA MUNIZ, JOSE LUCAS RODRIGUES SALGUEIRO, EDSON VINICIUS MILANELLO, MARIA EDUARDA CRUSCO PACHECO, TALES BARIONE REGINALDO