Dados do Trabalho


Título

PAPEL DA MONITORIA DE TECNICA OPERATORIA E CIRURGIA EXPERIMENTAL NO ENSINO ACADEMICO: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

As monitorias acadêmicas são grandes incentivadoras do processo de formação extracurricular. Elas se destacam por permitir ao monitor um aprendizado voltado ao ensino, trazendo a ideia da necessidade de constante aprimoramento e atualização, para permitir, desta forma, o melhor resultado possível a ser oferecido. Com base neste entendimento, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) criou a Monitoria de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental II (TOCE II) com o objetivo de preparar os estudantes da graduação, tanto no âmbito teórico quanto no prático, para adquirir conhecimento sobre procedimentos cirúrgicos que todo médico generalista precisa conhecer.

Relato de Caso

A monitoria de TOCEII faz parte do componente curricular Técnica Operatória e Cirurgia Experimental do curso de medicina da EBMSP, tendo duração semestral. A monitoria é dividida em 3 pilares principais: ensino teórico-prático, sessões internas e simulações. O ensino-teórico prático consiste na exposição e no treinamento semanal de aulas sobre os diversos procedimentos (por exemplo drenagem torácica, acessos venosos, intubação orotraqueal); além disso para melhor fixação do conhecimento, roteiros e vídeos realizados pelos próprios monitores são disponibilizados em plataforma digital aos alunos, com a descrição e demonstração da técnica de execução de cada procedimento. As sessões internas, ou seja, aquelas reservadas apenas aos integrantes da monitoria, ocorrem de semanalmente e também são divididas em 3 momentos: aplicação de minitestes entre os monitores sobre o tema que eles ensinarão aos alunos, padronização dos procedimentos em laboratório para sanar quaisquer divergências ou dúvidas que porventura existam por parte dos monitores e, por fim, uma aula expositiva ministrada por um palestrante convidado sobre temas gerais que compõem a área cirúrgica. As simulações ocorrem ao final do semestre, com o intuito de avaliar o aprendizado prático dos alunos ao longo do curso. Nessa etapa, são utilizados os mesmos protótipos das aulas teórico-práticas, dispostos de forma aleatória para que os alunos simulem como executariam determinados procedimentos na vida real.

Discussão

A monitoria é uma forma de oportunizar aos acadêmicos uma visão mais ampla de pontos importantes na formação médica, através de uma análise sobre a teoria e a prática pedagógica, de modo a consolidar os conteúdos já adquiridos. Evidencia-se aspectos positivos tanto para o aluno-monitor quanto para docente-supervisor, pois esse contato possibilita momentos de aprimoramento e fixação dos conhecimentos. Além disso, a monitoria possibilita o desenvolvimento pessoal, através da autonomia, melhoria na habilidade da linguagem e apresentação pessoal, além da ampliação de vínculos.

Palavras Chave

Ensino Médico. Aprendizagem. Monitoria.

Área

EDUCAÇÃO MÉDICA

Instituições

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bahia - Brasil

Autores

Ciro Chang Carvalho Santana, Fernando Muti Carvalho, Henrique de Rocha Santana, Luana Simon Costa Dantas, Milena Aquino Meirelles Leite Neves, André Luis Barbosa Romeo, Ana Célia Diniz Cabral Barbosa Romeo