Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: DIVERTICULITE DE JEJUNO PERFURADA

Introdução

O Divertículo jejunal é raro e acomete principalmente idosos e na maioria das vezes é assintomática. Quando se torna sintomática, na maioria dos casos, apresenta-se como diverticulite aguda. O diagnostico é difícil e muitas das vezes retardado devido a sintomas inespecíficos. A tomografia computadorizada é muito valiosa na elucidação diagnostica. Esse trabalho tem como objetivo relatar um caso de diverticulite jejunal perfurada e reforça-la como diagnostico diferencial em pacientes idosos com abdômen agudo.

Relato de Caso

Mulher, 80 anos, atendida no pronto socorro com dor abdominal em fossa ilíaca direita com evolução para acometimento abdominal difuso há 5 dias acompanhado de parada de eliminação de fezes e flatos há 2 dias e náuseas. Inicialmente foi atendida em serviço externo onde diagnostico-se diverticulite aguda de colón, após ultrassom, e foi tratada com antibióticos em regime domiciliar. Não teve melhora clínica procurando então atendimento no HSPE. Apresentava ao exame físico abdômen distendido, timpânico a percussão e doloroso difusamente com descompressão brusca negativa. A tomografia de abdômen com contraste endovenoso demonstrou espessamento parietal de alça jejunal proximal no flanco esquerdo notando-se intensa obliteração da gordura circunjacente. Pequenas coleções de líquido-gasosas medindo até 6x3,2cm adjacentes com focos de pneumoperitonio associados e divertículo na segunda porção do duodeno. Realizado laparotomia exploradora a qual em inventario da cavidade evidenciou presença de região em jejuno espessada e endurada a 60 cm do ângulo de Treitz associado a divertículo de jejuno perfurado e bloqueado. Realizado enterectomia de 20 cm a 60 cm do ângulo de Treitz com anastomose primaria. Paciente evoluiu bem no pós operatório. O anatomopatológico evidenciou diverticulite aguda.

Discussão

Diverticulos de jejuno são considerados pseudodivertículos pois são constituídos apenas por camada mucosa, submucosa e serosa herniada através de lacunas da camada muscular. Sua etiologia é incerta porem, assim como na diverticuloso colonica, fazem parte da patogênese alterações na peristalse e pressão intraluminal. Segundo estudos sào maiores e mais frequentes no jejuno proximal, com sua frequência reduzindo em direção distal. A complicação é rara ocorrendo em aproximadamente 6 a 13%. Nos raros casos em que ocorre complicação os sintomas são frustos tornando-se importante a tomografia para elucidação diagnostica. Os achados de imagem do caso relatado são os mesmos descritos na literatura, sendo típicos.
As complicações que ocorrem na diverticulose jejunal são similares aos da diverticulite do colón: abscesso, sangramento, aderência e fistula. A perfuração com peritonite é mais grave e com risco de mortalidade de 40%. Como a diverticulite aguda jejunal é uma complicação incomum e seus sintomas inespecíficos, raramente entra nos diagnósticos diferenciais clínicos de abdômen agudo. Dessa forma a tomografia torna-se um arsenal importante no diagnostico.

Palavras Chave

JEJUNO. DIVERTÍCULO. DIVERTICULITE JEJUNAL. PERFURAÇÃO INTESTINAL. DOENÇAS DO JEJUNO.

Área

ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

HOSPITAL DO SERVIDOR PUBLICO ESTADUAL - São Paulo - Brasil

Autores

ADRIELI HELOISA CAMPARDO PANSANI, JOSE FRANCISCO DE MATTOS FARAH, MATHEUS DANTAS GOMES GONÇALVES, FRANCISCO PIMENTA MARQUES, MATHEUS VERAS VIANNA PORTELLA, PEDRO HENRIQUE GALELLI SCLAVI, ISABEL BUTTER AMIM, DEIVID GRINBERGAS MIZIARA