Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO LAPAROTOMICO DE PANCREATITE NECROHEMORRAGICA EM HOSPITAL TERCIARIO

Introdução

A pancreatite necrohemorragica configura uma das variantes mais graves da pancreatite aguda com alta taxa de mortalidade.Em razão disso, o relato do seguinte caso foi motivado pelo desejo de estudo das diferentes formas de abordagem terapêutica clínico-cirúrgica descritas na literatura assim como suas respectivas evoluções e desfechos

Relato de Caso

Masculino, 29 anos, procurou pronto-socorrro, em regular estado geral, com história de dor em epigástrio há 4 dias com irradiação para fossa ilíaca direita, associado a vômitos. Realizado tomografia de abdome(TC) que visualizou pâncreas de dimensões aumentadas, principalmente em região de cabeça, associada a borramento de gordura retroperitoneal, trombose de veia porta, lesões hipodensas compatíveis com áreas de necrose e presença de coleção peri pancreática. Evoluiu com piora clínica e febre diária, seguida de nova TC:com aumento de necrose em cabeça pancreática e organização de coleção. No 16º dia de internação hospitalar (DIH), realizou-se por laparotomia, a necrosectomia (aproximadamente 80% do órgão) + colecistectomia + drenagem da cavidade + alocado dreno tubulolaminar em loja pancreática. No 13º PO, apresentou sinais de peritonite, seguido de nova abordagem(lavagem da cavidade + peritoneostomia com curativo à vácuo).Desde então, manteve debito bilioso em dreno com presença de secreção entérica em peritoneostomia.Foi submetido a várias abordagens em centro cirúrgico para lavagem da cavidade abdominal. No 57º DIH, realizou-se cecostomia intubada por fistula colônica e mantido peritoneostomia com tela de baxter + curativo com compressas e steri drape. Identificou-se, após, fistula duodenal com saída secreção biliar,a qual foi intubada com sonda foley a fim de guiar o trajeto fistuloso. Utilizou-se vários esquemas de antibiótico, nutrição parenteral, anticoagulação. Ambulatorialmente, após 156 DIH, paciente evoluiu com melhora clínica, presença de fistula colo cutânea, alimentando-se por via oral.

Discussão

O manejo clínico-cirúrgico de pacientes com pancreatite necrohemorrágica continua evoluindo conforme novas opções terapêuticas são publicadas.Por conseguinte, há variáveis que são capazes de mudar o prognostico do paciente, como o momento das intervenções e o tipo de abordagem, sendo uma possibilidade atual, o uso de técnicas minimamente invasivas (endoscópicas, videolaparoscópicas e percutâneas)
O paciente no caso foi submetido à necrosectomia laparotômica após confirmação em TC e piora clínica. Contudo, considerando as complicações, que incluem a fístula colônica, infecção e tempo prolongado de internação, levantou-se a hipótese de qual a melhor abordagem, uma vez que a literatura atual possui certa preferência pelas técnicas minimamente invasivas.
A falta de maiores estudos comparativos e a heterogeneidade dos resultados não permitem por ora uma conclusão definitiva. Ainda que haja certa tendência de priorizar as técnicas minimamente invasivas, a abordagem depende da disponibilidade de recursos e experiência da equipe.

Palavras Chave

Pancreatite necrosante aguda, pancreatectomia, fístula do sistema digestório

Área

PÂNCREAS

Instituições

FMB - UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

LUCAS KOJI MATSUZAKI, Marcelino Quaglia Morato, Walmar Kerche de Oliviera, CLAUDIA NISHIDA HASIMOTO, Juan Carlos Llanos, Leonardo Tonello Romero , LUIZ GUILHERME TACOLA