Dados do Trabalho


Título

SINDROME DO SACO COLETOR DE URINA ROXO: RELATO DE CASO

Introdução

A Síndrome do saco coletor de urina roxo (Purple Bag Syndrome,PUBS) é uma condição rara que foi relatada pela primeira vez em 1978. Esta Síndrome é caracterizada por urina roxa dentro do saco coletor, provocada por bactérias produtoras de pigmentos indigo e indirrubina. É uma manifestação rara de infecção de trato urinário (ITU) especialmente em pacientes com os fatores de risco: idosos, sexo feminino, pacientes institucionalizados, constipação e urina alcalina.

Relato de caso

Homem, 74 anos, em seguimento com a urologia por bexiga neurogênica em uso de sondagem vesical de demora há vários anos. Deu entrada no SPA por dor em hipogastro e alteração na coloração da urina (roxo). Na troca da sonda foi verificado que a urina era de coloração amarela e de odor fétido, contudo em contato com o coletor se tornava roxa. Realizada troca da sonda e coleta de urina 1 e urocultura, além de prescrição de sulfametoxazol com trimetoprim. Paciente manteve queixa e após 5 dias, a urocultura teve crescimento de Proteus mirabilis sensível a amoxicilina com clavulanato. Realizada troca do antibiótico após esse resultado. No retorno, após 30 dias, o paciente estava assintomático e com coletor com urina clara.

Discussão

A Síndrome do saco coletor de urina roxo (Purple Bag Syndrome, PUBS) é uma condição rara que foi reportada pela primeira vez em 1978. caracterizada pela coloração roxa da urina.
A fisiopatologia desta síndrome ocorre por uma reação em cadeia produzida pelo metabolismo do triptofano no trato gastrointestinal, esta molécula é metabolizada e transformada em indol pela microbiota, após este processo o substrato é dirigido para a circulação portal e, no fígado, ocorrem diversas transformações até ser convertido em sulfato de indoxil, sendo então excretado pelo trato urinário. Neste local sob influência de bactérias produtoras de fosfatase e sulfatasse, o sulfato de indoxil é transformado em pigmentos índigo (azul) e indirubina (vermelho), estes pigmentos ao se precipitarem no saco coletor reagem com o revestimento de cloreto de polivinila (pvc) do saco coletor e a reação resulta na formação da cor púrpura característica da síndrome.
A síndrome acomete majoritariamente pacientes do sexo feminino e idosas com histórico de ITUs recorrentes, constipação crônica e urina alcalina, características que são associadas ao crescimento bacteriano e predispõe o aumento da conversão do triptofano.
A PUBS é geralmente um processo benigno com melhora da coloração da urina após da resolução do quadro de ITU. Atualmente essa condição é ainda bastante desconhecida para os professionais de saúde, o que pode levar ao diagnóstico incorreto e ao manejo inadequado da doença.

No caso relatado, o paciente apresenta alguns dos fatores de risco (idade avançada, uso de sonda vesical de demora), a síndrome foi prontamente descoberta pelos profissionais de saúde e foi feito o tratamento com posterior resolução do quadro sem complicações.

Palavras Chave

PUBS, ITU, urologia

Área

UROLOGIA

Instituições

UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

Diego Fernando Martinez Palma, Euller Cristian Pinto, Júlia Paes da Rosa, Sahna Wilbonh de Barros, Eduardo Iwanaga Leão