Dados do Trabalho


TÍTULO

ABDOME AGUDO POR PERFURAÇÃO DE ÍLEO TERMINAL- Relato de caso

INTRODUÇÃO

O Abdome Agudo Perfurativo (AAP) é a terceira causa de abdome agudo, depois do inflamatório e do obstrutivo. Tem etiologia variada e pode ser decorrente de processos inflamatórios (úlcera péptica, diverticulite, Doença de Chron, Retocolite), neoplásicos, infecciosos (Tuberculose, Salmonelose), ingestão de corpo estranho, traumatismos e iatrogênicas. A mortalidade pode chegar a 10%. Uma das principais características do AAP é dor abdominal de início súbito, intensa e difusa, levando o paciente a procurar rapidamente o serviço de urgência/emergência.

RELATO DE CASO

Paciente E.I. de 39 anos, natural e procedente de São Paulo, em acompanhamento neste hospital por CA de Colo de Útero com Metástase Ganglionar, já tratado com Radioterapia (RT) e Braquiterapia (BT), em uso de Quimioterapia (QT), última sessão há quatro dias, deu entrada no PA apresentando dor abdominal moderada, diarréia e vômitos constantes, de início há +/- 12 horas. Ao Exame Físico: Abdome plano, tenso e doloroso a palpação, RHA+ de fraca intensidade, DB+ em todo o abdome. Exames Laboratoriais: Leucócitos 6,94mil/mm³ sem desvio a esquerda, Hemácias 3,54 milhões/mm³, Hemoglobina 10,7g/dl, Hematócrito 30,9%, Plaquetas 158 mil/mm³, PCR 12,40 mg/dl, Glicose 109 mg/dl, Uréia 33,5 mg/dl, Creatinina 0,20 mg/dl, Sódio 134 mmol/l, Potássio 4,2 mmol/l, Bilirrubina Total 1,00 mg/dl, Bilirrubina direta 0,71 mg/dl, Bilirrubina indireta 0,29 mg/dl, TGO 19U/L, TGP 38 U/L. RX de Torax + Abdome: Pneumoperitônio à direita. Submetida à cirurgia de urgência, Laparotomia Exploradora, com achados de Perfuração de Íleo Terminal, Intensa Peritonite Purulenta e Esplenomegalia Moderada. Realizado enterectomia do segmento perfurado, seguido de ileostomia em dupla boca. Iniciada antibioticoterapia (ATB) empírica com Ceftriaxona e metronidazol.Paciente evoluiu bem, recebendo alta hospitalar após 21 dias de internação. Anatomopatológico: Perfuração Intestinal com ulceração de mucosa e submucosa, sugestivo de Salmonelose. Hemocultura (HMC) Isolado S. Typhi.

DISCUSSÃO

Apesar do uso de RT e QT para tratamento de Neoplasias Malígnas serem bastante eficazes na maioria dos casos, também causam baixa na imunidade dos pacientes, levando a desenvolverem quadros infecciosos por exposição a agentes oportunistas de origem autoctone ou de comunicantes. No presente estudo, a S. Typhi foi de evolução silenciosa, culminando com a perfuração do Ileo Terminal que associado à esplenomegalia moderada e toxemia, levou à solicitação de HMC com o isolamento de S. Typhi. ATB empírica foi continuada após o recebimento do resultado da HMC e do teste de sensibilidade aos antimicrobianos, considerando a melhora clínica do paciente. Concluimos que a perfuração intestinal por S. Typhi deve ser considerada um diagnóstico diferencial, não só em pacientes de áreas endêmicas, mais também em imunodeprimidos com queixa de febre e dor abdominal. A Cirurgia deve ser instituída o mais precocemente possível a fim de evitar complicações de elevada morbimortalidade.

Área

INTESTINO DELGADO

Instituições

HOSPITAL PEROLA BAIYGTON - São Paulo - Brasil

Autores

JOÃO PEDRO MARTINS E SILVA, ANNA CAROLINA FERNANDES MORAES, LUIZ FERNANDO ALVES MILEO, ALBERY MARTINS E SILVA