Dados do Trabalho


TÍTULO

Câncer de próstata / Características clínicas tratamento e sobrevida. Período de 2010 ate 2014 - Registro Hospitalar de Câncer.

OBJETIVO

O câncer de próstata é uma das causas importantes de morbidade e mortalidade em homens de meia idade e idosos nos países ocidentais. Houve um aumento nas taxas de incidência e mortalidade do câncer de próstata no Brasil e no mundo. Isto nos motiva a analisar as características clinicas da presente amostra, como os resultados do seu tratamento oncológico, visando uma melhor interpretação da doença.

MÉTODO

(GPO – HEG: Grupo de Pesquisa em Oncologia)

Hospital Erasto Gaertner, Liga Paranaense de Combate ao Câncer.
Curitiba – Paraná.

O Registro Hospitalar de Câncer do Hospital Erasto Gaertner realiza coleta de dados continua e sistemática desde a admissão do paciente até o seguimento por no mínimo 5 anos, produz relatórios frequentes. A presente amostra foi obtida no período de janeiro de 2010 ate dezembro de 2014. Os casos classificados como analíticos foram coletados do prontuário único do paciente. Apresentamos a série histórica de cinco anos do RHC-HEG, utilizando o sistema desenvolvido pelo INCA – SisRHC, versão 3.2. O sistema gera tabelas de frequência absoluta e relativa, auxiliado pelo programa SPSS para a análise de dados. A determinação do tempo de sobrevida foi avaliada, em meses. A taxa de sobrevida foi calculada pelo método descrito por Kaplan-Meier. As diferenças estatísticas foram testadas pelo teste de Log-Rank.

RESULTADOS

De um total de 1997 pacientes admitidos, foram efetivamente usados nesta analise 960 pacientes. Isto representa 8,4% do total de todos os casos atendidos, ficando em terceiro lugar em frequência de neoplasia na instituição. A distribuição dos casos por idade apresenta a maioria dos casos (80,0%) após os 60 anos o que condiz com os dados epidemiológicos da literatura mundial. Quanto ao diagnóstico e tratamento prévios 97,1% dos pacientes chegaram ao Hospital virgem de tratamento. Encontramos 14,7% em estádio inicial e 11,7% em estádio avançado. No período do estudo a maioria (37,3%) dos pacientes foi tratado com radioterapia, seguindo-se pela cirurgia (28,8%) e hormonioterapia (17,5%). Ao final da primeira fase do tratamento, nota-se que 97,0% dos pacientes encontravam-se vivos. A sobrevida global em 5 anos foi de 77,2%, já na análise por estádio a sobrevida é maior que 90% para os estádios II e III.

CONCLUSÕES

Os tumores de próstata apresentam um aumento na sua incidência, por outro lado as taxas de cura e controle da doença também vem aumentando. Com a evolução dos diferentes tratamentos temos a oportunidade de curar ou controlar a doença em aqueles pacientes nos quais a doença ainda não é metastática. Através da informação da população, orientando a mesma a realizar exame preventivo poderemos aumentar os índices de diagnostico precoce.

Área

UROLOGIA

Instituições

Hospital Erasto Gaertner - Paraná - Brasil

Autores

Flavio Daniel Saavedra Tomasich, Phillipe Abreu, Raphaella Ferreira, Jaime Quirino Caon Nobre, Cristiano Ontivero Pereira, Julia Goginski, Danilo Saavedra Bussyguin, Thamyle Moda Santana Rezende