Dados do Trabalho


TÍTULO

DESAFIOS TERAPÊUTICOS EM PACIENTES PORTADORES DE TORCICOLO CONGÊNITO

OBJETIVO

Avaliar a importância do diagnóstico precoce nos casos de torcicolo congênito e a ajuda dos pais durante o tratamento, para um bom prognostico e sucesso terapêutico.

MÉTODO

A revisão de literatura foi realizada de acordo com a base de dados Web of Science, SciELO e PubMED, com as palavras-chave: torcicolo; congênito; fisioterapia.

RESULTADOS

O torcicolo muscular congênito é a deformidade do pescoço envolvendo primariamente um encurtamento e fibrose do músculo esternocleidomastoideo que é detectada ao nascimento ou logo após o nascimento. A sua incidência varia de 0,3% a 1,9% dos recém-nascidos e a patogênese exata é ainda desconhecida, embora existam várias explicações etiológicas. Cheng dividiu os torcicolos musculares congênitos em 3 subgrupos: os torcicolos com tumefacção do esternocleidomastoideo, os torcicolos musculares e os torcicolos posturais. Os sinais e sintomas, são a inclinação da cabeça para o lado afetado e o mento voltado para o lado oposto. A apófise mastoide do lado comprometido é puxada para baixo, na direção da clavícula e do esterno. O ombro do lado acometido esta elevado e pode estar presente escoliose cervical e torácica. Há resistência e limitação em grau variado quando se faz rotação passiva da cabeça para o lado do músculo afetado. Por fim, a hemiface do músculo acometido tende a ser hipoplásica, levando a assimetria facial, podendo levar a plagiocefalia. Distúrbio visual pode estar presente. É possível realizar o tratamento do torcicolo muscular congênito apenas com tratamento conservador. Esse tratamento inclui protocolos de fisioterapia, que na generalidade incluem exercícios de estiramento ativos e passivos, posicionamentos, estimulação auditiva, visual e cutânea. A educação aos pais é fundamental, principalmente no que diz respeito aos cuidados posturais e à continuação da correção. Já o tratamento cirúrgico inclui as tenotomias unipolares, as tenotomias bipolares, a plastia em Z e a excisão completa do músculo esternocleidomastoideo. O tratamento de reabilitação é, não só importante como primeira abordagem terapêutica, como também como tratamento pós cirúrgico. O esquema de reabilitação pós-cirúrgico pode incluir tração cervical suave, o uso de próteses, mobilização ativa assistida, exercícios de reeducação postural e facial, entre outros.

CONCLUSÕES

Portanto, é notório a importância do diagnóstico e tratamento precoce do torcicolo congênito, assim como a relevância da participação dos pais em todo o processo terapêutico, mostrando que o tratamento de reabilitação é eficaz mesmo nos casos de torcicolos com tumefacção e limitações importantes da mobilidade cervical.

Área

CIRURGIA PEDIÁTRICA

Instituições

UNICEPLAC - Distrito Federal - Brasil

Autores

MARIANA THEES PERILLO RODRIGUES, ANA LETICIA ARGENTINO BONONI, RENAN LORENZINI, MAYZA MARESSA OLIVEIRA, MARIELI DEOLINDO VIEIRA, MILENA PASSOS VICTOR, MARIANA SANTOS GUIMARAES, ROBSON XAVIER FERRO FILHO