Dados do Trabalho


TÍTULO

A IMPORTANCIA DE SE CONHECER O TRAJETOS DAS LINHAS DE LANGER PARA O GRADUANDO DE MEDICINA AO SE REALIZAR INSICOES NA PELE

OBJETIVO

Evidenciar a importância de respeitar as linhas de Langer ao realizar uma incisão e posterior sutura na pele do paciente para que a ferida cicatrize diminuindo a probabilidade de hipertrofia da cicatriz e queloides, maximizando as chances de se obter um bom resultado estético.

MÉTODO

Revisão bibliográfica de literatura

RESULTADOS

O currículo mínimo de graduação de um curso de medicina deve conter elementos básicos representando um núcleo fundamental de dados a serem oferecidos juntamente com a metodologia adequada para a aquisição futura e progressiva de novos conhecimentos. Nesse contexto, o conhecimento de realizar incisões em secções da pele respeitando suas linhas de força é uma habilidade fundamental que o estudante de medicina deve possuir e aprimorar durante sua graduação para que após sua sutura a cicatrização da incisão aconteça visando os melhores resultados estéticos e sem consequência funcional. Linhas de Langer são áreas de tensão ou força na pele criadas devido a contração dos músculos subjacentes correspondendo a uma linha perpendicular a contração dessas estruturas. As incisões deliberadas sobre a superfície cutânea devem ser executadas sob um critério de escolha de sua direção de uma maneira que se respeite as linhas de força da pele, saber a direção delas dentro de uma determinada área da pele é importante para operações cirúrgicas, particularmente cirurgia cosmética. Se um acadêmico faz uma incisão, pode optar por cortar a pele na direção das linhas de Langer. incisões feitas paralelamente a elas podem se curar melhor e produzir menos cicatrizes do que aqueles que as atravessam. Por outro lado, as incisões perpendiculares às linhas de Langer têm uma tendência a enrugar , formar cicatrizes hipertróficas ou queloides com o passar do tempo produzindo um resultado estético pobre e cicatrizes patológicas que deixam o paciente insatisfeito com o resultado do procedimento cirúrgico.

CONCLUSÕES

Até hoje, as linhas de Langer continuam sendo consideradas como o padrão a ser respeitado ao se realizar uma incisão na pele sendo ideais quanto à obtenção de cicatrizes aceitáveis do ponto de vista estético, aumentando a satisfação do paciente com o procedimento cirúrgico. A importância para o estudante de se conhecer a direção dessas linhas no corpo humano reside justamente no fato do resultado estético produzir uma maior satisfação do paciente com o procedimento cirúrgico a qual ele foi submetido.

Área

ENSINO MÉDICO

Instituições

FURB - Santa Catarina - Brasil

Autores

Christine Bouwman, Alan França Cerioli, Marry Anne Pasta Amorim