Fernanda Prestes Eventos
11 5081 7028 - 5084 4246 janice@fernandapresteseventos.com.br

Dados do Trabalho


Título

QUALIFICAÇÃO DE PRECEPTORES DE RESIDÊNCIAS EM SAÚDE

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras


Os Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde constituem modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, destinado às profissões da saúde, excetuada a médica, sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 (sessenta) horas semanais, duração mínima de 02 (dois) anos e em regime de dedicação exclusiva e é regulada pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional (CNRMulti).
Seguindo as resoluções da CNRM e da CNRMulti, os preceptores dos programas de residência do HURCG foram selecionados basicamente de duas formas, no caso dos médicos, especialistas integrantes do corpo docente da UEPG e/ou do corpo clínico do HURCG. No caso da uni e da multiprofissional, entre grupo de servidores do HURCG ou entre o corpo docente da UEPG. Mas pode-se dizer que o fator que mais pesou na seleção dos preceptores foi a disposição do profissional em receber residentes.
Nas situações em que o campo de estágio foi deslocado do HURCG para outros pontos da rede de assistência, por exemplo no caso do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade, foi estabelecida uma parceria com os médicos e no caso da Multiprofissional em Saúde do Idoso, com os demais profissionais de curso superior da Unidade Básica de Saúde escolhida.
Nenhum dos profissionais eleitos para acompanhar os residentes foi capacitado de forma pedagógica para desempenharem a função de preceptor e, portanto, ao receberem os residentes, passaram a atuar de forma intuitiva, no caso dos dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, etc... ou, passaram a reproduzir o modelo de sua própria residência, no caso dos médicos.
Existe uma firme parceria entre os gestores do HU-UEPG e da Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Grossa, que se reflete na elaboração dos projetos políticos pedagógicos dos programas de residência, passa pela seleção dos cenários de prática e chega até a construção de eventos e atividades voltadas para a educação permanente.


Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

Durante um dos processos de avaliação trimestral dos programas de residência em saúde do HURCG, as principais dificuldades levantadas pelos residentes foram:
• Falta de compreensão sobre o papel do preceptor;
• Falta de compreensão sobre o papel do residente no serviço;
• Problemas para gerir o grau de autonomia dos residentes;
• Dificuldades em avaliar o residente;
• Dificuldades com o cumprimento da carga horária do residente;
No caso dos residentes dos programas uni e multiprofissional, além das questões acima, foram elencadas também:
• Falta de compreensão sobre o que é, de fato, residência;
• Dificuldade mútua de residentes e preceptores em compartilhar saberes comuns a diferentes profissionais, dentro de um mesmo programa.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

A partir dos desafios elencados, qualificar a preceptoria dos programas de residência nos diferentes setores do HURCG-UEPG e nos pontos de assistência da Rede de Atenção à Saúde do município de Ponta Grossa, utilizados como cenários de prática para os programas de residências ofertados pela HURCG- UEPG será um ponto de partida para o inicio do Projeto de Intervenção local.

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

1. Apresentar as Metodologias Ativas como boas alternativas no processo ensino aprendizagem.
2. Formar pedagogicamente os profissionais de ensino superior, lotados nos diferentes setores do HURCG-UEPG e nos pontos de assistência da Rede de Atenção à Saúde do município de Ponta Grossa.
3. Aprimorar tecnicamente o preceptor, especialmente em temas relacionados aos indicadores do município que indiquem fragilidades e/ou sejam temas de interesse.

Área

GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS

Instituições

UEPG - Paraná - Brasil

Autores

carlos eduardo coradassi, tatiana menezes garcia cordeiro