Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XX Jornada Nacional de Imunizações SBIm 2018

XX Jornada Nacional de Imunizações SBIm 2018

Windsor Oceânico Hotel - Rio de Janeiro /RJ | 26 a 29 de Setembro de 2018

Dados do Trabalho


Título

IMUNOGENICIDADE E SEGURANÇA DA VACINA CANDIDATA DA TAKEDA TETRAVALENTE CONTRA DENGUE (TDV) APOS 1 OU 2 DOSES EM CRIANÇAS DE 2 A 17 ANOS DE IDADE: RESULTADOS DA ANALISE INTERINA AOS 18 MESES EM ESTUDO DE FASE 2

Introdução

Dengue é a arbovirose mais frequente nos seres humanos. A despeito da recente aprovação de uma vacina a partir de 9 anos de idade, a necessidade de uma vacina segura e eficaz contra os 4 sorotipos de dengue em pessoas de todas as idades continua sendo uma urgência em Saúde Pública.

Material e Método

Em dezembro de 2014, foi iniciado um estudo de fase 2, aleatorizado, duplo cego e controlado com placebo, incluindo ~1800 participantes sãos com idades entre 2 e 17 anos, para determinar a segurança e imunogenicidade da vacina tetravalente candidata da Takeda contra dengue (TDV) em três países endêmicos para dengue (Panamá, Filipinas e República Dominicana). A TDV é baseada em um vírus DENV-2 atenuado, que também serve como coluna dorsal (backbone) de quimeras (dengue-dengue) clonadas com os genes que expressam as proteínas precursoras da membrana (prM) e as proteínas estruturais do envelope (E) dos sorotipos DENV-1, 3 e 4. O objetivo principal do estudo foi avaliar a resposta humoral sorotipo-específica, títulos geométricos médios (TGMs) de anticorpos neutralizantes, à TDV administrada em 2 doses (0 e 3 meses), 1 dose única, ou 1 dose com reforço aos 12 meses, em um subgrupo (imunogenicidade). Os objetivos secundários incluem avaliações de eventos adversos graves (EAGs) e dos casos confirmados de dengue por RT-PCR sorotipo-específica ou por ELISA da proteína NS1 em toda a coorte, e análises dos EA (solicitados ou não) e das taxas de soropositividade para um ou mais sorotipos no subgrupo de imunogenicidade. O estudo terá um seguimento dos participantes por 48 meses (ClinicalTrials.gov NCT02302066).

Resultados

Houve pouca diferença entre os grupos que receberam 1 ou 2 doses em termos de TGMs e taxas de soropositividade. Os anticorpos neutralizantes persistiram altos pelos 18 meses após administração da TDV. Os dados de vigilância de episódios de doença febril indicaram uma incidência menor de dengue sintomática nos participantes que receberam a TDV (1.3%) comparada aos participantes no grupo placebo (4.5%), RR = 0,29 (IC a 95% 0,13–0,72). Não houve EAG relacionado à vacina.

Discussão e Conclusões

A TDV foi bem tolerada e imunogênica contra os 4 sorotipos (DENV 1-4), independente de exposição prévia à dengue. Quem tomou a TDV teve um risco significativamente menor de ter dengue sintomática. Nenhum sinal de aumento de doença grave foi observado nos vacinados em 18 meses de seguimento. Esses dados ratificam a avaliação de 2 doses como esquema primário em estudo de fase 3 que se encontra em andamento.

Palavras Chave

Dengue, prevenção, vacina tetravalente candidata da Takeda contra dengue (TDV), Imunogenicidade, Segurança.

Área

Imunizações

Instituições

Takeda Pharmaceuticals International AG - - Switzerland

Autores

Vianney Tricou, Xavier Sáez-Llorens, Delia Yu, Luis Rivera, Astrid Borkowski, Derek Wallace, Felipe Lorenzato