Dados do Trabalho


Título

VIGILÂNCIA DE EVENTOS ADVERSOS PÓS-VACINAÇÃO NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL, 2000-2012

Introdução

A vacinação é uma ação básica de Saúde Pública, com grande aceitabilidade pela população. Um aspecto que deve ser considerado é a ocorrência de Eventos Adversos Pós-Vacinação (EAPV). Esses eventos devem ser notificados e investigados. Além disso, alguns deles são esperados, devido à própria composição da vacina. Este estudo objetivou analisar a frequência dos Eventos Adversos Pós-Vacinação (EAPV) no Estado do Ceará, no período de 2000 a 2012.

Material e Método

Tratou-se de um Inquérito Epidemiológico, retrospectivo, de natureza quantitativa. Os dados foram coletados através das fichas de notificação dos EAPV, através do Sistema de Informação de Eventos Adversos Pós-Vacinação (SI-EAPV), no período de dezembro de 2013 a junho de 2014. Foram analisadas 4.979 fichas de notificação, registradas no período de 2000 a 2012. Destas, foram registrados 4.544 EAPV em 2.784 indivíduos. Os dados foram compilados no software Excel (2007), e analisados estatisticamente com apoio do pacote estatístico Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) versão 16.0 (2007) for Windows®, o qual nos proporcionou organizá-los através de gráficos e tabelas. A pesquisa foi realizada após aprovação do comitê de ética.

Resultados

Os resultados mostraram que a frequência de EAPV encontraram-se em números inferiores quando comparados aos esperados pelo Ministério da Saúde, com exceção apenas da vacina tetravalente (DTP + Hib). Houve predominância de EAPV em crianças menores de um ano de idade (84,0%). Quanto ao sexo, os EAPV foram mais notificados em indivíduos do sexo masculino (52,8%). As vacinas bacterianas mais reatogênicas encontradas foram a vacina tetravalente e DTP, enquanto que as vacinas virais foram a vacina oral de rotavírus humano e contra influenza. Pode-se observar que, à medida que o número de doses se torna crescente, esses EAPV vão diminuindo. Quanto à evolução dos casos, 95,0% evoluíram para cura sem sequela. O fechamento dos casos de EAPV ocorreu com a confirmação de 91,6%.

Discussão e Conclusões

Mesmo ocorrendo eventos adversos, as vacinas são bem toleradas e seguras, se comparadas ao número de doses aplicadas diariamente em toda a população; os EAPV podem acontecer, inclusive, são esperados e estimados pelo próprio Ministério da Saúde, não diminuindo a credibilidade do Programa Nacional de Imunizações (PNI); contudo, devem ser identificados e monitorados em tempo hábil; os números de EAPV não devem comprometer os índices de coberturas vacinais, pois estas, quando elevadas, diminuem os bolsões de susceptíveis.

Palavras Chave

Imunização/eventos adversos
Vacinação/eventos adversos
Vacinas/eventos adversos

Área

Imunizações

Instituições

Centro Universitário Christus (Unichristus) / Secretaria da Saúde do município de Fortaleza, Ceará - Ceará - Brasil

Autores

ANA DEBORA ASSIS MOURA, EMILIA SOARES CHAVES ROUBERTE, FRANCISCA ELISANGELA TEIXEIRA LIMA, CRISTIANNE SOARES CHAVES, GULDEMAR GOMES LIMA