Dados do Trabalho


Título

HIPERTENSAO ARTERIAL E O RISCO CARDIOVASCULAR DE NEFROPATAS CRONICOS COM ESTEATO HEPATITE NAO-ALCOOLICA

Introdução

A Doença Renal Crônica (DRC) é causada por diabetes mellitus (DM), hipertensão arterial (HAS) e obesidade, sendo condições clínicas associadas a maior risco cardiovascular (RCV). A esteato hepatite não-alcoólica (EHNA) é condição frequente na DRC, sendo que o controle pressórico inadequado nestes pacientes pode influenciar de forma negativa a evolução clínica, o RCV e a mortalidade cardiovascular.

Material e Método

Coorte histórica, com dados clínicos, epidemiológicos e laboratoriais da primeira e última consulta ambulatorial de pacientes com DRC não dialítica (estágio 3 a 5), entre 2002 e 2015. EHNA avaliada por critérios clínicos, laboratoriais e imagem, RCV pelo Escore de Framingham. Significativo se p<0,05.

Resultados

Foram avaliados 600 pacientes, sexo feminino (n=393, 65,5%), brancos (n=384, 64,0%), com HAS (n=459, 76,5%), dislipidemia (n=505, 84,2%), DM (n=180, 30,0%), obesidade (n=214, 35,6%) e Síndrome Metabólica (n=380, 63,3%). Diagnóstico de EHNA em 195 pacientes (32,5%). Ao início apresentavam valores elevados (p<0,001) de colesterol total e LDL, triglicérides, ácido úrico, com redução dos valores (p<0,0001) após medidas terapêuticas. Baixo HDL e pior (p<0,01) função renal na EHNA/HAS. Valores elevados de pressão arterial, índice de massa corporal e circunferência abdominal ao início, com melhora (p<0,0001) dos parâmetros ao término do acompanhamento. Observou-se maior (p<0,001) escore de Framingham naqueles com EHNA e HAS, ao início e ao final do acompanhamento, com risco moderado. Acompanhamento ambulatorial de 6,8±1,4 anos, com redução (p<0,0001) dos casos de EHNA (n=74, 12,3%). EHNA e HAS determinaram maior (p<0,001) número de eventos cardiovasculares pela Odds Ratio e correlação positiva (p<0,001) entre HAS, RCV e EHNA.

Discussão e Conclusões

É frequente a associação de EHNA com DRC e HAS, com maior RCV, tendo em vista os fatores de risco observados, com maior mortalidade cardiovascular. A detecção e o controle da HAS, dos fatores de risco e da EHNA é importante para a redução do RCV na DRC.
Logo, pacientes com DRC apresentam HAS, com a presença de fatores de risco que implicam em maior RCV, além de maior número de eventos cardiovasculares. As medidas terapêuticas promoveram controle clínico e laboratorial, com redução do número de casos de EHNA e HAS, além de melhora clínica e redução do RCV.

Palavras Chave

Doença Renal Crônica, Hipertensão Arterial Sistêmica, Esteato hepatite Não Alcoólica.

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

Universidade de Taubaté - São Paulo - Brasil

Autores

Breno Bonadies Andrade, Vivian Mitleton, Gilson Fernandes Ruivo