Dados do Trabalho


Título

A IDADE DE PACIENTES QUE REALIZAM HEMODIALISE NAO ESTA ASSOCIADA A RESPOSTA ADEQUADA A VACINAÇAO CONTRA HEPATITE B

Introdução

A infecção pelo vírus da hepatite B é uma das causas de doença infecciosa. A resposta imunológica distinta em indivíduos com doença renal crônica (DRC) pode ter grande influência na resposta vacinação. Contudo, a idade é uma variável importante para a soroconversão as vacinas, assim como, no caso da DRC, o tempo de exposição à hemodiálise.

Material e Método

Estudo de coorte, prospectivo, unicêntrico, com inclusão aleatória de pacientes de ambos os gêneros, entre 18 a 91 anos admitidos Centro de hemodiálise do Hospital BP – A Beneficência Portuguesa durante o período de janeiro de 2018 até janeiro de 2019. Todos os pacientes realizavam terapia renal substitutiva. Os critérios de vacina à hepatite B para inclusão eram a vacinação prévia (<12 meses) e/ou durante o segmento do estudo. Foram realizadas coletas sanguíneas dos pacientes durante as visitas de segmento para a as sessões de hemodiálise. Os testes laboratoriais foram realizados pelo método de imunoensaio quimioluminescente por micropartiuculas (CMIA) considerando soroconversão valores > 10 UI/L. Os pacientes foram agrupados em três grupos: soroconversão, não repondedores (> 10 UI/L ) e perda da proteção (soroconversão, com posterior valores < 10 UI/L). Os dados foram processados e analisados adotando nível de significância estabelecido foi de p < 0,05.

Resultados

A amostra foi composta por 278 pacientes com idade média de 59,3 (± 0,95) anos, sendo 41% do gênero feminino (n=114). A presença de diabetes foi de 48,9% (n=136). A amostra foi separada em três grupos em respostas a vacinação. 180 pacientes apresentaram soroconversão com uma idade média de 58,5 anos (EP=15,8; IC95%; 56,2-60,8). Os pacientes que não apresentaram soroconversão à vacina 69 (26%) a idade média foi de 61,5 anos (EP 12,3; CI95%; 58,1-65,0).Enquanto que os pacientes que perderam a proteção durante o segmento a idade media foi de 55,2 anos (ED 17,9; IC95%, 45,3-65,1). Não foram observadas diferenças entre as idades dos três grupos de resposta a vacinação (P=0,242). Não foram observadas correlações entre o aumento de idade e resposta à vacinação a Hepatite B.

Discussão e Conclusões

Nossos achados não evidenciaram possíveis diferenças entres as idades e a resposta imune à vacina da Hepatite B, possivelmente a condição inflamação crônica e a hemodiálise podem ter maior influência na resposta humoral e celular a vacinação.

Palavras Chave

Vacinação Doença renal crônica Hemodiálise Hepatite B

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

BP- Beneficencia Portuguesa de Sao Paulo - São Paulo - Brasil, Unifesp - São Paulo - Brasil, Usp - São Paulo - Brasil

Autores

Daphnne Camaroske Vera, Tereza Luiza Bellincanta Fakhouri, Esteferson Fernandes Rodrigues, Tania Leme R Martinez, Anita Leme R Saldanha, Filipe Masset, Adriana Aleixo Dias, Lucimari C S Mendes, Veruska A Silva, Henrique A Fonseca