Fernanda Prestes Eventos
11 5081 7028 - 5084 4246 janice@fernandapresteseventos.com.br
Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Hospital Sírio Libanês - São Paulo /SP | 25 outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

CARTILHA DE SEGURANÇA DO PACIENTE - INSTRUMENTO PEDAGOGICO DE COMUNICAÇAO EM VIGILANCIA SANITARIA

Por que este Projeto Aplicativo deve ser selecionado para apresentação no IEP/HSL? Justifique considerando sua aplicação e a relevância para o SUS.

Mesmo diante das normatizações já publicadas acerca do tema “Segurança do Paciente”, o número de Núcleos de Segurança do Paciente cadastrados no sistema NOTIVISA ainda é bastante reduzido. Assim, o Projeto Aplicativo, como proposta de intervenção, optou pela construção de uma cartilha na versão online, por ser instrumento de comunicação simples, direto, e com viabilidade positiva. Pretendendo, através desta, sensibilizar e orientar os gestores hospitalares e os profissionais de saúde acerca da importância da implementação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), e do seu papel na prevenção dos eventos adversos, cuja ocorrência pode resultar em danos ao paciente e custos desnecessários para os serviços de saúde. A utilização de tecnologias de comunicação dessa natureza representa uma importante estratégia no desenvolvimento das ações educativas, no âmbito da vigilância sanitária. Nesse contexto, a orientação educativa visa, principalmente, disseminar informação e promover a cultura da segurança do paciente nos estabelecimentos assistenciais de saúde da Paraíba, contribuindo para a qualificação do cuidado e consolidação das políticas de saúde do SUS.

Houve modificação do plano de ação inicial do projeto? Se sim, qual foi a modificação?

Sim. Houve modificação no cumprimento do cronograma de acompanhamento de implementação das ações, no que se refere à divulgação da cartilha no site oficial da AGEVISA/PB e demais atividades propostas, em virtude da mudança de gestão do órgão patrocinador (AGEVISA) e de alguns funcionários que estariam envolvidos na confecção do instrumento. Outrossim, cabe informar que a cartilha já se encontra em fase de revisão final, para posterior publicação.

Qual o deslocamento verificado em direção à situação objetivo?

A situação objetivo é promover a implementação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) nos estabelecimentos hospitalares do estado da Paraíba. O deslocamento verificado foi a construção da cartilha, na versão online, como proposta de intervenção. Neste processo, é importante ressaltar também a reunião que foi realizada com os gestores e representantes dos NSPs de alguns hospitais da Paraíba, na sede AGEVISA/PB, com objetivo de orientar acerca das ações de segurança do paciente já implementadas, o que culminou com o aumento do número de NSPs cadastrados no sistema Notivisa.

Há evidências de mudanças em relação à situação inicial? Se sim, quais?

Sim, a mudança foi a inclusão do Ministério Público da Paraíba, como um dos parceiros/eventuais opositores na planilha de plano de ação, que, por ter a função de custos legis, tem fiscalizado a aplicação das normas regulamentares de implantação do NSPs nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde da Paraíba.

Quais os principais obstáculos e elementos facilitadores vivenciados para a implementação do Projeto Aplicativo?

Os obstáculos encontrados foram o não cumprimento do cronograma para a divulgação da cartilha e a impossibilidade de acompanhamento da implementação das ações no prazo estabelecido no PA original. O elemento facilitador está sendo a receptividade do patrocinador, no caso, a AGEVISA, no que se refere à aceitação da implantação do PA no seu site oficial. Ressalta-se, também, a importância do envolvimento e motivação do grupo afinidade e do patrocinador para consolidação dessa proposta.

Quais os fatores críticos de sucesso para o Projeto Aplicativo?

Ao ser detectada a falta de motivação/desinteresse de atores sociais (gestor hospitalar e equipe multidisciplinar) nas ações de implantação e implementação do NSP, o fator crítico de sucesso do PA é sensibilizar e motivar estes, aproximando-os da política de segurança do paciente através do acesso à cartilha que estará disponível "online". Além disso, ressalta-se a necessidade de provocar esses gestores para a importância de promover a cultura de segurança do paciente, através da prática de ações de educação permanente em saúde, de forma a proporcionar aos profissionais a oportunidade de refletir criticamente sobre suas rotinas no dia a dia de trabalho, construir novos conhecimentos, contribuindo, assim, para a melhoria do cuidado e a garantia de condutas assistenciais mais seguras.

Quais os desdobramentos, produtos e/ou resultados relacionados ao projeto?

Está sendo programada uma reunião para apresentação da cartilha com os atores citados no plano de ação inicial (Gestor da AGEVISA, SES CONASEMS) e o Ministério Público da Paraíba. O produto é a própria cartilha, como instrumento norteador e orientador no processo de implantação do NSPs. Com relação aos resultados, só após a divulgação do instrumento é que realizaremos o monitoramento dos acessos e, consequentemente, a análise deste indicador e das demais ações implantadas para a avaliação dos resultados obtidos, como respostas ao macroproblema: “Ineficiência na implementação do Núcleo de Segurança do Paciente nos Hospitais”.

Curso

GVISA - Gestão da Vigilância Sanitária

Instituições

Hospital Sírio Libanês - Paraíba - Brasil

Autores

MARICELI BARBOSA DE SOUZA, ANDREA CLAUDIA CARDOSO ROCHA, ADRIENE JACINTO PEREIRA, MARIA EUNICE KEHRLE GUIMARÃES