Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE UVEÌTES

XX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE UVEÌTES

LOCAL: Espaço de Eventos Unimed - BELO HORIZONTE /MG | 09 a 11 de Março de 2017

Dados do Trabalho


TÍTULO

UVEITE GRANULOMATOSA POR SARCOIDOSE EM PACIENTE TRATADO PARA TUBERCULOSE

OBJETIVO

Relatar como o diagnóstico diferencial das uveítes granulomatosas pode ser de difícil elucidação, mesmo em um serviço terciário de referência em múltiplas especialidades.

RELATO DO CASO

Paciente, 34 anos, melanodérmico, africano, deu entrada no serviço de urgência em 18/12/07. Estava em tratamento de uma uveíte hipertensiva de etiologia a esclarecer. Informou história pregressa de tuberculose ganglionar há um ano tratada com esquema RIP.
Ao exame: AVsc: MM OD e CD 1m OE, olhos calmos, córneas transparentes, sinéquias posteriores praticamente 360 graus, nódulos de Busacca e raras células em câmara anterior. PIO: 10 mmHg em ambos os olhos, fundoscopia indevassável. Suspenso atropina, timolol e acetazolamida, prescrito prednisolona em redução progressiva e tropicamida colírio de 8/8 horas. Retornou ao serviço apenas em 13/03/08 em uso de tropicamida colírio e prednisolona com melhora da acuidade visual para 0,6 OD e 0,3 OE e trazendo exames de 31/12/07 com sorologias infecciosas negativas. No retorno, apresentava catarata subcapsular anterior bilateralmente. Ao ecograma apresentou espessamento de coróide/esclera e ecos membranáceos na cavidade vítrea em olho direito.
Em Maio, durante o desmame do corticoide tópico,evoluiu com reativação da uveíte e piora da acuidade visual para 0,4 no OD e CD a 2m no OE, Pks granulomatosos, reação de câmara anterior e nódulos irianos. Foi internado na Santa Casa para propedêutica sistêmica apresentando PPD e BAAR negativos por duas vezes, dosagem de cálcio sérico e urinário aumentados e dosagem de ECA também aumentada. Radiografia e tomografia de tórax apresentaram linfadenopatia hilar bilateral. Recebeu alta após melhora do quadro ocular. Em 22/07/08 trouxe resultado da biópsia de gânglio linfático demonstrando granulomas não caseosos sugestivos de sarcoidose.

CONCLUSÃO

A Sarcoidose e a TBC são doenças sistêmicas com manifestações oculares muito semelhantes. A elucidação diagnóstica é sempre necessária uma vez que os tratamentos são diametralmente opostos.

Palavras Chave

Sarcoidose, Tuberculose, Uveite granulomatosa,

Área

Úveites

Instituições

Clínica de Olhos da Santa Casa de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

ANA FLAVIA LACERDA BELFORT, Leonardo Coelho Gontijo, Danielle Costa Bernardes Faria, Luis Felipe Da Silva Alves Carneiro, Carlos Bernardo de Moura Dalle