Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

O SABER DO ENFERMEIRO SOBRE AS ALTERAÇÕES FISIOLOGICAS DA MORTE ENCEFÁLICA PARA O MANUTENÇÃO DO POTENCIAL DOADOR DE ÓRGÃOS E TECIDOS

Introdução

As investigações constantes que envolvem a fisiopatologia da morte encefálica e a manutenção do potencial doador de órgãos e tecidos evitam predispor a perda do potencial doador pela falta do reconhecimento precoce por parte da equipe de saúde em especial do enfermeiro atuante em unidade de terapia intensiva

Material e Método

Estudo descritivo realizado por uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados do LILACS e SCIELO, com os descritores: “Morte Encefálica”, “Cuidado de Enfermagem”, “Unidade de Terapia Intensiva” e “Doador de Órgãos” realizados no período de 2005 a 2015, em Língua Portuguesa.

Resultados

Selecionado 07 artigos, o ano de maior frequência foi em 2012 e 2014. As principais estratégias estão relacionadas à Manutenção da temperatura corporal, da pressão arterial, do controle da infusão de líquidos e ao reconhecimento das alterações hemodinâmicas por meio do uso de monitores cardíaco.

Discussão e Conclusões

As literaturas incentivam a enfermagem à promover padrões de cuidados para uma assistência qualificada com vista a preservação da potencialização da viabilidade dos órgãos para doação. Observou-se um numero de publicações de pouca expressividade por parte da enfermagem sobre essa temática. Supõe-se que talvez esse fato esteja relacionado pela falta de informações ainda na fase acadêmica. Contudo, as literaturas incentivam a enfermagem à promover padrões de cuidados para uma assistência qualificada, embasada não apenas em praticas rotineiras, mas sim em investimentos com base cientifica para evitar a perda do potencial doador de órgãos e tecidos, contribuindo desta feita, com efetividade no processo de doação, captação e transplante de órgãos.

Palavras Chave

“Morte Encefálica”, “Cuidado de Enfermagem”, “Unidade de Terapia Intensiva” e “Doador de Órgãos” .

Área

Enfermagem

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - Pará - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - Pará - Brasil

Autores

MARIA DE FATIMA ALBUQUERQUE RODRIGUES, HYORRANA PASSOS SILVA, MARIA AMÉLIA FADUL BITAR