O SABER DO ENFERMEIRO SOBRE AS ALTERAÇÕES FISIOLOGICAS DA MORTE ENCEFÁLICA PARA O MANUTENÇÃO DO POTENCIAL DOADOR DE ÓRGÃOS E TECIDOS
As investigações constantes que envolvem a fisiopatologia da morte encefálica e a manutenção do potencial doador de órgãos e tecidos evitam predispor a perda do potencial doador pela falta do reconhecimento precoce por parte da equipe de saúde em especial do enfermeiro atuante em unidade de terapia intensiva
Estudo descritivo realizado por uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados do LILACS e SCIELO, com os descritores: “Morte Encefálica”, “Cuidado de Enfermagem”, “Unidade de Terapia Intensiva” e “Doador de Órgãos” realizados no período de 2005 a 2015, em Língua Portuguesa.
Selecionado 07 artigos, o ano de maior frequência foi em 2012 e 2014. As principais estratégias estão relacionadas à Manutenção da temperatura corporal, da pressão arterial, do controle da infusão de líquidos e ao reconhecimento das alterações hemodinâmicas por meio do uso de monitores cardíaco.
As literaturas incentivam a enfermagem à promover padrões de cuidados para uma assistência qualificada com vista a preservação da potencialização da viabilidade dos órgãos para doação. Observou-se um numero de publicações de pouca expressividade por parte da enfermagem sobre essa temática. Supõe-se que talvez esse fato esteja relacionado pela falta de informações ainda na fase acadêmica. Contudo, as literaturas incentivam a enfermagem à promover padrões de cuidados para uma assistência qualificada, embasada não apenas em praticas rotineiras, mas sim em investimentos com base cientifica para evitar a perda do potencial doador de órgãos e tecidos, contribuindo desta feita, com efetividade no processo de doação, captação e transplante de órgãos.
“Morte Encefálica”, “Cuidado de Enfermagem”, “Unidade de Terapia Intensiva” e “Doador de Órgãos” .
Enfermagem
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - Pará - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - Pará - Brasil
MARIA DE FATIMA ALBUQUERQUE RODRIGUES, HYORRANA PASSOS SILVA, MARIA AMÉLIA FADUL BITAR